As observações do Grêmio de olho em 2023 terão mais um laboratório na quinta-feira (4), às 20h, contra o Brusque. Apesar da ideia de utilizar força máxima para terminar a temporada com vitória, confirmando o segundo lugar, o titular do gol deve ter uma novidade. Após Gabriel Grando começar o jogo contra o Tombense, Adriel será o escolhido para fazer sua estreia como profissional depois de quatro anos de sua contratação para as categorias de base do clube.
A decisão foi tomada ainda no Rio de Janeiro, na semana passada, no último treino realizado no Clube de Aeronáutica, na Barra da Tijuca. Antes da atividade, o técnico Renato Portaluppi teve uma conversa reservada com o preparador de goleiros Mauri Lima, e ambos optaram por dar as duas últimas partidas da competição aos reservas de Brenno.
O baiano de Ilhéus, que completará 22 anos em janeiro, perdeu a chance de jogar no ano passado por questões extracampo e, finalmente, está prestes a ganhar uma oportunidade na rodada de despedida da equipe da Série B. Depois de iniciar na base do Náutico em 2017, e de jogar a Série D pelo Sparta, do Tocantins, chegou para o time sub-17 do Grêmio em 2018.
Sua passagem nas equipes de formação do clube gaúcho foi de muito sucesso. Além de convocações para seleções de base, foi titular da categoria sub-20 em 2019 e 2020. Em 2021, estava em vantagem na linha sucessória a Vanderlei e Paulo Victor. Mas, segundo fontes consultadas por ZH, o goleiro não foi utilizado por estar acima do peso e também por ter reclamado por não ter sido relacionado para uma partida. Brenno, e depois Gabriel Grando, tiveram suas chances e aprovaram.
— Tem uma reposição muito boa, senso de cobertura. É um jogador de personalidade e que orienta bem o sistema defensivo. Se ele está jogando, não dá problemas. Mas quando não joga, precisa de uma administração — comentou Guilherme Bossle, ex-técnico de Adriel no time sub-20.
A diferença de 2021 para a atual temporada é que Adriel está pronto para ser utilizado. O jogador está em um bom momento nos treinos e com o peso sob controle.
— É um menino que joga muito bem com os pés, tem boa estatura. Controlou bem o peso, era um problema antigo, mas agora atingiu o percentual desejado. Temos uma boa expectativa. É um goleiro que temos que ver em campo para ver como ele reage no profissional. É um jogador com ferramentas — disse o diretor-executivo Diego Cerri.
A oportunidade chega em um momento importante na carreira de Adriel. O Grêmio recebeu uma série de consultas sobre o jogador na janela de transferências do início de 2022. Em janeiro, no entanto, a direção entendeu que não faria sentido liberar um jovem com potencial. As propostas que chegaram eram todas sem pagamento de algum valor ao clube, tanto pelo empréstimo quanto pela saída em definitivo.
O desempenho recente de Adriel em jogos do grupo de transição na disputa da Copa FGF foi citado como mais um motivo para que o jovem tivesse oportunidades no time principal. Atuou contra o 12 Horas no dia 22 de setembro e contra o Guarany no dia 5 de outubro. Sofreu um gol em cada uma das partidas.
— É um goleiro novo. Qualidades excelentes, tem facilidade para jogar com os pés. Boa técnica. É um goleiro alto, porem rápido. Mas é necessário ter calma. O segredo de uma estreia é fazer sempre o mais simples possível. Espero e torço demais pra ele fazer um jogo seguro e tranquilo — avaliou o preparador de goleiros, Mauri Lima.
O Grêmio se reapresenta nesta terça (31), no CT Luiz Carvalho. Uma conversa da comissão técnica irá alinhar os últimos detalhes do planejamento para a despedida do clube da Série B. A ideia de Renato e da direção é de que o time tenha força máxima em campo contra o Brusque. Mesmo que um empate garanta o vice-campeonato, a meta é buscar a vitória como forma de corresponder o apoio dado pela torcida em um ano com tantas dificuldades