Depois de a contratação de Rodrigo Caetano não se concretizar, o Grêmio voltou ao mercado para buscar um diretor-executivo. O clube definiu dois alvos, com perfis semelhantes, e as conversas tiveram início nos últimos dias. Segundo fontes consultadas por GZH, Alexandre Mattos é um dos profissionais buscados. O outro não teve o nome revelado, mas é apontado como uma alternativa de perfil semelhante a Mattos.
Atualmente no Athletico-PR, Mattos é um dos principais executivos do Brasil. O profissional ganhou notoriedade na formação de equipes em suas passagens por Cruzeiro e Palmeiras. No time mineiro, fez parte do grupo que conquistou o Brasileirão em 2013 e 2014. Em São Paulo, participou dos títulos do Brasileirão de 2016 e 2018 e da Copa do Brasil de 2015.
Aos 46 anos, Alexandre Mattos ocupa o cargo de CEO de Negócios de Futebol e Áreas Nacional e Internacional do Athletico-PR. Com Felipão como técnico, o clube paranaense chegou na decisão da Libertadores.
A busca por um diretor-executivo virou prioridade do Conselho de Administração e do presidente Alberto Guerra. Uma série de alternativas foi avaliada nos últimos dias. Rui Costa, que está no São Paulo, e Alexandre Pássaro, livre no mercado, tiveram as contratações discutidas.