Passada a comemoração pelo acesso antecipado, o Grêmio começa a mirar a próxima temporada. Mesmo que o sucessor de Romildo Bolzan Júnior ainda não tenha sido eleito e restem duas rodadas da Série B para fechar o calendário, o Tricolor usará os jogos contra Tombense e Brusque como laboratório para dar rodagem a quem precisa ser observado.
Jovens do time de transição podem ser integrados ao elenco principal para que o treinador de 2023 — seja ele Renato Portaluppi ou não — saiba exatamente com o que conta em casa e quais setores do time precisam ser reforçados. Além disso, há jogadores que têm o futuro indefinido na Arena, com vínculo expirando em dezembro.
Goleiros
A nova diretoria não precisará se preocupar com a posição de goleiro. Ao menos na questão contratual. Todos os jovens formados na base gremista renovaram por uma boa margem logo que subiram para os profissionais. Porém, a discussão pode partir para o lado técnico. Depois de abrirem o ano em um revezamento protagonizado por Vagner Mancini, nem Brenno ou Gabriel Grando viraram unanimidade entre os torcedores. A questão é saber se a capacidade financeira do clube permitirá o investimento em um camisa 1.
— Se tiver que trazer outro goleiro, não sou contra, mas que ele seja melhor que aqueles que temos aqui. Não adianta trazer um goleiro com idade muito avançada porque, às vezes, você não consegue trabalhar ou tirar os defeitos deles. Acho que nesta posição estamos bem servidos e podemos começar da forma que terminamos. Ao invés de contratar goleiro, você pode colocar esse dinheiro em outra posição que exista uma necessidade maior— defendeu o preparador de goleiros Mauri Lima em entrevista à Rádio Gaúcha ainda no Estádio dos Aflitos.
Zagueiros
Na defesa mora uma das maiores incógnitas do plantel gremista para 2023: Walter Kannemann terá seu contrato renovado?
— Tomara que sim. Veremos — disse o argentino, ainda ofegante, antes de entrar no vestiário.
Multicampeão desde que chegou a Porto Alegre, e até mesmo por isso, o defensor tem um dos maiores salários do elenco, mas só conseguiu participar de sete jogos da temporada por ter passado por uma cirurgia no quadril e, depois, conviver com lesões musculares. Ainda assim, foi alvo de promessa dos dois candidatos à presidência — Alberto Guerra, que o contratou do Atlas, em 2016, e Odorico Roman, que foi seu vice-presidente de futebol na conquista da Libertadores, em 2017.
Situação mais tranquila vive o companheiro histórico Pedro Geromel que, ao alcançar a meta estabelecida em contrato por atuar em 60% das partidas do ano, teve o vínculo automaticamente estendido.
Enquanto isso, Bruno Alves segue emprestado até junho, quando encerra seu contrato com o São Paulo. Porém, já existe um acordo de renovação por mais seis meses.
Laterais
Não fosse a reaparição de Léo Gomes, após três anos sem atuar pelo time profissional desde que operou o joelho, a lateral direita seria um cenário de terra arrasada. Entretanto, é preciso definir se ele vai continuar vestindo tricolor, já que o veterano Edilson e a aposta Rodrigo Ferreira, emprestado pelo Mirassol, devem se despedir do clube.
Na esquerda, Nicolas foi cedido pelo Athletico-PR sem opção de compra. Portanto, se a intenção for mantê-lo, é preciso abrir uma negociação. Mas, além de Diogo Barbosa que permanece vinculado até o fim de 2023, e das promessas Cuiabano e Thiago Rosa, o Grêmio contará com os retornos de Juninho Capixaba e Guilherme Guedes, que estiveram emprestados a Fortaleza e Chapecoense, respectivamente. Estes dois últimos, porém, devem ser repassados outra vez.
Meio-campistas
O lado bom de assinar contratos longos é que, na janela de transferências, o Tricolor não corre o risco de perder de graça o autor de dois gols contra o Náutico, pois Bitello teve recentemente o vínculo estendido até 2025. O lado ruim é que o clube corre o risco de ter Thiago Santos e Lucas Silva, a dupla de volantes da campanha do rebaixamento, presentes na folha salarial por mais uma temporada. Aliás, nenhum dos atuais meio-campistas têm vínculo próximo de expirar. Pelo contrário, a concorrência pode aumentar com os retornos de Darlan e Jean Pyerre, que estão emprestados a Chapecoense e a Avaí, respectivamente.
Atacantes
O setor ofensivo é o que deve passar pelo maior número de alterações. Aos 37 anos, Diego Souza será submetido a uma cirurgia de correção de hérnia inguinal e sequer definiu se irá encerrar a carreira ou não. O goleador gremista é um dos que têm contrato vencendo no próximo mês, bem como Elkeson, Janderson e Biel. O último pertence ao Fluminense e tem passe estipulado em R$ 10 milhões.
Assim, permaneceriam apenas Guilherme, Ferreira e Jhonata Robert — os dois últimos entregues ao departamento médico. Retornam de empréstimo: Isaque (Guarani), Ricardinho (Atlético-GO) e Guilherme Azevedo (Criciúma).
— Estou chegando no final da minha carreira, ninguém sabe o que pode acontecer, mas sou muito feliz por tudo que aconteceu comigo aqui. O Grêmio precisa se reforçar bastante, se reformular para voltar a ser o gigante que sempre foi — pontuou Diego Souza.
Situação contratual do elenco do Grêmio
Goleiros
- Brenno - até dezembro de 2024
- Adriel - até dezembro de 2024
- Gabriel Grando - até dezembro de 2025
Zagueiros
- Kannemann - até dezembro de 2022
- Geromel - até dezembro de 2023
- Bruno Alves - até junho de 2023
- Natã - até dezembro de 2023
- Gustavo Martins - até dezembro de 2025
Laterais-direitos
- Edílson - até dezembro de 2022
- Léo Gomes - até dezembro de 2022
- Rodrigo Ferreira - até dezembro de 2022
Laterais-esquerdos
- Nicolas - até dezembro de 2022
- Diogo Barbosa - até dezembro de 2023
- Juninho Capixaba - até fevereiro de 2023*
- Guilherme Guedes - até dezembro de 2023*
- Thiago Rosa - até dezembro de 2023
- Cuiabano - até dezembro de 2024
Volantes
- Thiago Santos - até dezembro de 2023
- Jhonata Varela - até dezembro de 2023
- Mateus Sarará - até dezembro de 2023
- Lucas Leiva - até dezembro de 2023
- Lucas Silva - até dezembro de 2023
- Fernando Henrique - até dezembro de 2024
- Villasanti - até dezembro de 2024
- Darlan - até dezembro de 2024*
- Bitello - até dezembro de 2025
Meias
- Thaciano - até dezembro de 2023
- Jean Pyerre - até dezembro de 2023*
- Campaz - até dezembro de 2025
- Pedro Lucas - até dezembro de 2024
- Gabriel Silva - até janeiro de 2025
Atacantes
- Diego Souza - até dezembro de 2022
- Elkeson - até dezembro de 2022
- Biel - até dezembro de 2022
- Janderson - até dezembro de 2022
- Isaque - até dezembro de 2023*
- Ferreira - até dezembro de 2024
- Guilherme - até dezembro de 2024
- Jhonata Robert - até dezembro de 2024
- Ricardinho - até dezembro de 2024*
- Guilherme Azevedo - até dezembro de 2024*
*Atletas que voltam de empréstimo