A confirmação do acesso à Série A não garante apenas um final de 2022 e o ano que vem mais tranquilo para o Grêmio. Pelo acordo feito antes mesmo do início da Série B, o clube distribuirá cerca de R$ 5 milhões para ser dividido entre todos os jogadores, comissão técnica e equipe de apoio do futebol pelo retorno à Primeira Divisão. Caso o Tricolor não confirmasse a volta para a elite, nenhum valor seria pago.
Segundo fontes ouvidas por GZH, o critério de distribuição do pagamento foi definido pelos próprios atletas. O valor será proporcional a participação nas partidas para os jogadores. Um outro acerto define a parte que será destinada aos funcionários do clube e comissão técnica. No acordo feito para o retorno de Renato Portaluppi, o técnico acertou que receberia R$ 2 milhões entre salários e prêmio pelo acesso para os dois meses de trabalho.
O formato de pagamento da premiação pela conquista do objetivo foi alterado em relação a temporadas passadas. Nos últimos anos, enquanto o Grêmio disputava a Série A, o valor era repassado pela colocação da equipe entre blocos de jogos pré-estabelecidos. Em competições de mata-mata, o valor era quitado de acordo com o avanço da equipe nas diferentes fases da disputa.