Depois do final de semana de folga, o elenco do Grêmio se reapresentará no CT Luiz Carvalho na tarde desta segunda-feira (26), a partir 15h30min, para iniciar a semana de confronto com o Sampaio Corrêa, na sexta-feira (3), às 19h, no Estádio Castelão, em São Luís. A partida no Maranhão exigirá do técnico Renato Portaluppi um quebra-cabeças para montar a equipe diante dos desfalques.
É verdade que algumas ausências na partida em São Luís fazem parte de uma estratégia do treinador gremista visando limpar os pendurados pensando no duelo com o CSA, com mando gremista, no dia 4 de outubro — o local do confronto ainda não está definido diante da decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva de tirar três jogos do Tricolor da Arena pela confusão no setor no norte do estádio no empate com o Cruzeiro, no final de agosto.
Estão suspensos pelo terceiro amarelo os laterais Edílson e Diogo Barbosa, o zagueiro Bruno Alves e o volante Lucas Leiva. Além disso, Thaciano se recupera de lesão muscular na coxa esquerda e está vetado pelo departamento médico. Villasanti defenderá o Paraguai em amistoso contra Marrocos, na Espanha, nesta terça-feira (26), e também não deverá viajar ao Maranhão por questão de desgaste.
A logística da viagem para São Luís foi um motivo usado por Renato Portaluppi para explicar a decisão de mandar alguns jogadores forçarem o terceiro amarelo. O treinador até antecipou a volta da delegação para a madrugada do dia 1º de outubro e não mais para a tarde, como havia sido programado pela comissão técnica de Roger Machado. Ainda assim, Renato mantém a preocupação com o desgaste para o confronto com o CSA.
O complemento da 31ª rodada da Série B foi favorável ao Grêmio. A derrota do Londrina para a Ponte Preta, no Paraná, na sexta-feira (23), manteve a vantagem de oito pontos para o quinto colocado. O Tricolor também teve confirmada a manutenção da vice-liderança com o empate do Bahia com o Operário, em Salvador. O cenário atual permite que o acesso para a Série A possa ser confirmado matematicamente no confronto direto com o Londrina, daqui a três rodadas.
Nicolas pode ser novidade
Ausente desde a derrota para o Criciúma, na última partida de Roger Machado, o lateral-esquerdo Nicolas está recuperado da lesão muscular que lhe tirou dos últimos quatro compromissos do Grêmio. Com Diogo Barbosa suspenso, o garoto Thiago Rosa, que ainda não entrou em nenhuma partida da Série B, é a alternativa para a lateral esquerda caso Renato opte por adiar o retorno de Nicolas.
Situação parecida é a de Kannemann. O zagueiro avançou na sua recuperação, mas não tem a presença na viagem para o Maranhão garantida. Natã, assim, surge como opção para Bruno Alves. Também não é descartado que Geromel seja poupado da partida em razão do desgaste.
No meio-campo, Lucas Silva ganha força para acompanhar Thiago Santos e Bitello. Os jovens Fernando Henrique, Gabriel Silva e Pedro Lucas, que atuaram pelo time transição na goleada de 8 a 1 sobre o 12 Horas pelo Copa FGF, na semana passada, são alternativas para o setor.
Desfalcado, o Grêmio terá no Maranhão a missão de acabar com a sequência ruim como visitante na Série B. O Tricolor, que venceu apenas duas partidas fora de casa na competição, perdeu seus últimos três compromissos longe da Arena, para CRB, Criciúma e Novorizontino.