A partir da reapresentação do grupo de jogadores nesta segunda-feira (26), o técnico Renato Portaluppi definirá a escalação para enfrentar o Sampaio Corrêa. Com desfalques, o treinador poderá confirmar o resgate de Lucas Silva no Grêmio. O volante, que foi titular na última passagem do ídolo no clube, estava sem perspectivas sob o comando de Roger Machado, mas foi utilizado nas três últimas partidas.
Estão fora do confronto da próxima sexta-feira (30) por suspensão: Edílson, Bruno Alves, Diogo Barbosa e Lucas Leiva. Thaciano se recupera de lesão muscular na coxa esquerda e está vetado pelo departamento médico. Com isso, o tripé do meio-campo possui apenas dois atletas assegurados: Thiago Santos e Bitello.
A ideia de manter três volantes agrada a atual comissão técnica, já que o Sampaio Corrêa costuma propor jogo como mandante. Outro fator que pesa para a colocação do camisa 16 no time é a experiência. Desta forma, os jovens Fernando Henrique, Gabriel Silva e Pedro Lucas perdem força. Villasanti, que atuará na Espanha, na terça-feira (27), contra o Marrocos, pela seleção do Paraguai, não deverá estar presente em São Luiz do Maranhão.
O ex-Real Madrid tem 28 jogos na temporada, sendo 15 como titular. Com Roger Machado, a última aparição foi contra o Tombense, em 16 de julho. Desde então, o volante perdeu espaço, inclusive fora do banco de reservas em alguns confrontos. Há relatos da antiga direção de que o jogador apresentava desmotivação pela falta de oportunidades.
Na janela de transferências, o meio-campista não conseguiu fechar nenhuma negociação. Porém, o cenário começou a ser modificado com a chegada de Renato no CT Luiz Carvalho. O técnico colocou o atleta de 29 anos nos três duelos em que esteve no comando da equipe.
Agora, diante do Sampaio Corrêa, Lucas tende a ser testado como titular. A definição ocorrerá nas primeiras atividades, quando a comissão esboçará a formação. O vínculo entre as partes tem duração até o final de 2024.