Com previsão de público superior a 50 mil torcedores na Arena, o Grêmio recebe o Vasco neste domingo, às 16h. A partida da 29ª rodada é um confronto direto no G-4 da Série B. Os dois times disputam o terceiro lugar, com vantagem para o Tricolor. Com 47 pontos, contra 45 dos cariocas, a equipe gaúcha aposta no fator local para conquistar a primeira vitória contra um adversário direto pelo acesso na competição.
Até o momento, o Grêmio ainda não venceu nenhum dos jogos que fez contra times no G-4. Somou apenas um ponto em dois confrontos com o Cruzeiro, empatou no Rio de Janeiro com o Vasco e também somou um ponto em Salvador, contra o Bahia, e em Recife, contra o Sport. Por isso, a partida deste domingo ganhou ares de decisão.
Com cinco dias de treinos sob a gestão de Renato Portaluppi, a tendência é pela manutenção da base de equipe que era utilizada por Roger Machado. Brenno segue como o goleiro titular, com Edílson, Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa como a linha de quatro da defesa. O lateral-direito, que era dúvida por ter relatado dores no joelho direito, confirmou que está em plenas condições para encarar a partida.
— Estou pronto para jogar os 90 minutos e ajudar o Grêmio. No jogo passado (contra Vila Nova), foi uma decisão conjunta de atuar um tempo só. A respeito desta semana (dores no joelho), foi mais um sustinho. Às vezes, a gente sai do treino para realmente não se machucar, foi isso que aconteceu. Senti uma dor, saí, tratei e estou bem para este jogo — disse Edílson em entrevista coletiva na sexta-feira.
A dupla de volantes terá Bitello e Villasanti na proteção da defesa. Lucas Leiva esteve cotado para começar a partida, mas ficará como opção no banco de reservas. Segundo informações do colunista Eduardo Gabardo, Campaz foi o escolhido para ser o armador da equipe contra o Vasco. Thaciano também recebeu oportunidades durante a semana de treinos, mas Renato optou pela manutenção da equipe que vinha com ritmo de jogo. Biel, no lado direito, e Guilherme, na esquerda, completam o trio ofensivo. Diego Souza segue como a referência na área. O centroavante é o artilheiro da equipe na competição, com 12 gols.
O Vasco chega a Porto Alegre também com estreia de técnico. Contratado durante a última semana, Jorginho retorna ao comando da equipe, depois de passagem pelo Atlético-GO. O novo responsável pela comissão técnica fez mistério na preparação. Sem o atacante Eguinaldo, com a seleção brasileira sub-20, o técnico conta com Raniel, Fábio Gomes, Gabriel Pec e Figueiredo como opções para o setor. Principal investimento do clube para a temporada, Alex Teixeira será parceiro de criação de Nenê.