Pouco mais de um mês depois da estreia, Lucas Leiva está consolidado como titular do Grêmio. Porém, o ex-volante do Liverpool e da Lazio ainda não teve atuações de destaque com a camisa tricolor. Na avaliação interna do clube, o atleta de 35 anos passa por processo natural de readaptação ao futebol brasileiro e precisa justamente de sequência de jogos.
Segundo entendimento da comissão técnica e da direção, Lucas Leiva ainda está longe do seu melhor rendimento por conta das diferenças significativas de estilo, esquema tático, intensidade e gramado do futebol brasileiro em relação ao europeu. A expectativa, contudo, é que o meio-campista apresente evolução ao longo do tempo. No momento, a hipótese de o volante ser barrado por opção técnica está descartada.
Até agora, Leiva já disputou cinco jogos pelo Grêmio, sendo que em quatro ele iniciou no time titular. Em um deles, na derrota para o CRB, foi substituído aos 37 minutos do segundo tempo, em alteração tática promovida pelo técnico Roger Machado. No último domingo (21), no empate com o Cruzeiro, o meio-campista atuou pela primeira vez por 90 minutos.
Contra o Ituano, nesta sexta (26), o volante seguirá na equipe. Aliás, o comandante manterá o meio-campo que atuou diante dos mineiros, com Lucas Leiva, Villasanti e Bitello juntos. No mais, haverá duas mudanças na equipe: Pedro Geromel volta à zaga, na vaga de Natã, e Guilherme entra no lugar de Ferreira, que está lesionado.
A provável escalação tricolor tem: Brenno; Rodrigo Ferreira, Pedro Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Lucas Leiva, Villasanti e Bitello; Biel, Diego Souza e Guilherme.
Grêmio e Ituano se enfrentam nesta sexta-feira (26), às 19h, na Arena.