Obviamente, uma equipe do tamanho do Grêmio vive de vitórias ou de tentativas de ganhar. Porém, numa competição longa e com adversários na busca de bons resultados, há de se ter muita cautela nas partidas para que cada uma delas traga pontos somados como recompensa. Por isso, tenho acompanhado muito de perto a contagem de pontos na disputa de vaga de retorno à Serie A.
Pela minha maneira de observar futebol, com toda a ousadia decorrente do que se vê nas partidas, tenho para mim que o Grêmio está praticamente classificado para voltar à Primeira Divisão em 2023. O Tricolor não está fazendo uma campanha brilhante, isso é público e notório, até pela distância que o separa do Cruzeiro.
Ouvi críticas ao desempenho tricolor, muito embora o clube tenha estado entre os quatro primeiros em quase todo o tempo de disputa do campeonato. Com isso, digo que todos os empates tiveram importância e validade para efeito de somar os pontos necessários para se garantir na zona de classificação.
Atuações oscilam
Todos sabemos que as atuações tricolores oscilaram muito durante o campeonato, mas nada que impedisse o Grêmio de alcançar a posição que agora ocupa, com a classificação muito próxima de ser sacramentada. Mesmo que às vezes a vitória não venha, o empate traz um ponto, que deve ser valorizado, na busca de voltar à Série A.