A volta de Ferreira ao time do Grêmio veio com frustração. O camisa 10 atuou apenas 62 minutos no empate com o Cruzeiro, no domingo (21), e teve confirmada uma nova lesão no músculo posterior da coxa esquerda, na segunda-feira (22). Com o quarto problema médico na temporada, o jogador deverá passar dos 180 dias como desfalque do Tricolor em 2022.
Herdeiro da camisa 10 após a saída de Douglas Costa, Ferreira iniciou o ano apontado como o nome para ser protagonista da equipe gremista na busca pelo retorno para a Série A do Campeonato Brasileiro. O atacante, porém, sofreu ainda durante o Gauchão seu primeiro problema. Em 14 de fevereiro, ele foi diagnosticado com distensão de grau 1 no adutor da coxa direita.
A previsão inicial de parada era de 15 dias, mas o jogador entrou em uma sequência de problemas. Primeiro, Ferreira apresentou dores nas tentativas de retorno aos treinos e não atuou mais no Gauchão. O atacante disputou as primeiras duas rodadas da Série B e novamente para o departamento médico.
Em abril, ele foi diagnosticado com uma hérnia inguinal e precisou passar por uma cirurgia para corrigir o problema. Foram 79 dias até o seu retorno aos gramados, no empate sem gols com o Bahia, em 3 de julho. Cinco dias depois, Ferreira anotou seu primeiro e até então único gol na Série B na vitória de 2 a 0 sobre o Náutico, na Arena. Quando parecia que iria embalar, o camisa 10 sofreu uma nova lesão muscular, dessa vez no adutor do coxa esquerda, no empate com a Chapecoense, 26 de julho.
O retorno ao time diante do Cruzeiro aconteceu 26 dias após aquele confronto com a Chapecoense. Com a confirmação da nova lesão no adutor da coxa esquerda, a previsão é de que Ferreira desfalque o Grêmio por seis rodadas da Série B podendo retornar apenas diante do Sampaio Corrêa, em 30 de setembro. Se confirmada a previsão, Ferreira chegará a um total de 182 dias como desfalque do Tricolor por lesão nesta temporada.
Os jogos que Ferreira deverá desfalcar o Grêmio:
- Ituano (26/8) - Arena
- Criciúma (30/8) - Heriberto Hülse
- Vila Nova (2/9) - Arena
- Vasco (11/9) - Arena
- Novorizontino (16/9) - Estádio Jorjão
- Sport (20/9) - Arena