Depois de vencer o Novorizontino na rodada passada, o Grêmio voltou a ter condições de pleitear um lugar no G-4 da Série B no seu 12º jogo no torneio. O Tricolor fechará a rodada contra o Sport, na segunda-feira (13), e entrará em campo com um cenário claro sobre o seu destino em caso de vitória, empate ou derrota no jogo das 20h, na Arena Pernambuco.
Ao término da rodada, a posição gremista irá variar entre a quarta e a sétima colocação. Atualmente, o time de Roger Machado ocupa a quinta colocação com 17 pontos, um a menos do que o Sport. Isso significa que, vencendo o confronto direto, a equipe gremista estará na zona de classificação para o Brasileirão 2023. Não há como alcançar o Vasco, terceiro colocado, com 21 pontos.
Se empatar, o Tricolor vai a 18 pontos e seguirá atrás do Sport e pode perder uma posição para o Operário, que tem 15 pontos. Se vencer o Bahia, em casa, no sábado (11), o clube paranaense chegará aos 18 e terá cinco vitórias contra quatro do Grêmio.
Em caso de derrota para o Sport, o Tricolor será ultrapassado pelo Operário, em caso de vitória sobre os baianos, e também pode perder um lugar para o Novorizontino, que tem 14 pontos. Porém, é improvável que isso aconteça. Os paulistas jogam domingo (12), às 11h, contra o Guarani, e podem chegar aos mesmos 17 pontos. Mas ainda será preciso que os resultados combinados tirem uma diferença de sete gols no saldo. O saldo tricolor é de 5 e o do Novorizontino é de -2.
A 12ª rodada da Série B começa nesta sexta-feira (10) com dois jogos. Às 19h, o Sampaio Corrêa recebe o Náutico. Mais tarde, às 21h30min, tem o clássico catarinense entre Chapecoense e Criciúma.
Melhor posição - 4º lugar
- Vitória sobre o Sport
Pior posição - 7º lugar
- Derrota para o Sport
- Vitórias de Operário-PR e Novorizontino*
*Se vencer, ainda dependerá dos critérios de desempate