Para voltar ao G-4 da Série B na próxima rodada, o Grêmio terá de quebrar uma sequência de sete jogos sem vencer o Sport como visitante. Um ponto atrás do rival pernambucano na tabela da competição, o time de Roger Machado precisa vencer na próxima segunda-feira (13), às 20h, na Arena Pernambuco, para ficar entre os quatro primeiros. Sem poder mandar seus jogos na Ilha do Retiro por conta das fortes chuvas que castigaram a região nos últimos dias, o clube pediu a alteração do local da partida.
Segundo dados do portal ogol, o confronto aconteceu 50 vezes entre partidas válidas por Brasileirão, Série B e Copa do Brasil. A vantagem histórica é do Grêmio. O time gaúcho venceu 23 vezes, empatou 13 e perdeu 14 partidas. Mas o confronto passa a beneficiar o Sport quando o time pernambucano é o mandante. O Leão tem 10 vitórias, nove empates e perdeu apenas quatro vezes em jogos no Recife.
O clube pernambucano também acumula uma sequência de sete partidas sem derrota contra o Grêmio em jogos na Ilha do Retiro, com quatro vitórias e três empates.
A última vitória gremista como visitante foi em 11 de outubro de 2012. Sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, a equipe gaúcha fez 3 a 1, com gols marcados por Anderson Pico, Leandro e Marquinhos. Hugo descontou. As equipes nunca disputaram uma partida na Arena Pernambuco.
No único encontro entre as equipes em jogos pela Série B, o Grêmio levou a melhor. Vitória por 1 a 0 na Ilha do Retiro em 2005, com gol marcado por Raone. A partida teve importância simbólica, pois marcou a entrada do time gaúcho no G-8. Na época, a competição tinha 22 participantes, e cada equipe disputava 21 partidas na primeira fase. Os oito primeiros avançavam e eram divididos em dois grupos, com os dois melhores classificados para o quadrangular final. Apenas os dois primeiros eram promovidos para a Primeira Divisão.