Lucas Leiva encerrou sua passagem de 15 anos pelo futebol europeu e está de volta a Porto Alegre. Depois de 10 anos como jogador do Liverpool e mais cinco na Lazio, o volante decidiu dar sequência a sua carreira no Brasil. Retornar ao Grêmio, clube que o revelou em 2005, seria o casamento perfeito, e as negociações para que isso ocorra já estão avançadas.
Enquanto o desfecho das tratativas não ocorre, o jogador de 35 anos cuida da forma física em uma academia da Capital e espera atuar por mais três temporadas. Na Lazio, depois de uma resposta rápida em sua chegada, em 2017, Lucas perdeu espaço por conta do modelo de jogo de Maurizio Sarri, técnico da equipe na última temporada.
A trajetória de cinco anos foi encerrada com o volante na reserva, porém figura sempre frequente nos jogos. Foram dois títulos de Supercopa da Itália e uma Copa Itália no período.
Posicionamento
Depois de surgir no Grêmio como terceiro homem de meio-campo na reta final da Série B de 2005, sob o comando de Mano Menezes, Lucas passou para a segunda função já em 2006, desbancando Sandro Goiano, e assim desenvolveu seu potencial.
Ao chegar no Liverpool, recuou mais e tornou-se um camisa 5, disputando espaço em um meio-campo que contava com Javier Mascherano, Xabi Alonso e Steven Gerrard no time comandado pelo espanhol Rafa Benítez.
Jogou assim nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, em um meio-campo da Seleção Brasileira que também contava com Hernanes, Anderson e Diego Ribas. E foi dessa forma também que assumiu a titularidade do time principal do Brasil, quando disputou a Copa América de 2011, também sob o comando de Mano.
Embora tenha sido utilizado até como zagueiro por Jurgen Klopp em sua reta final de Liverpool, Lucas Leiva foi sempre um meio-campista defensivo na Lazio — a base de um tripé também composto pelo sérvio Milinkovic-Savic e o espanhol Luiz Alberto. Em 2022, perdeu a posição para o italiano Danilo Cataldi.
Números
Primeiras temporadas
- 2017/2018: 50 jogos - 47 como titular
- 2018/2019: 36 jogos - 30 como titular
- 2019/2020: 30 jogos - 28 como titular
- 2020/2021: 37 jogos - 35 como titular
Última temporada (2021/2022)
- 45 jogos - 26 como titular
- Desarmes: média de 1,6 por partida
- Interceptações: média 0,8 por partida
- Assistências: 1
Desempenho
Conforme o jornalista Nelson Oliveira, do Calciopédia, portal que acompanha o futebol italiano no Brasil, Lucas Leiva teve cinco anos regulares na Lazio. Foi um dos melhores brasileiros da Serie A nos primeiros quatro e adquiriu o respeito da torcida pela dedicação. Embora tenha sido titular com menos frequência, Oliveira entende que não houve uma queda de desempenho na última temporada.
— Sarri não enxergava nele uma peça ideal para o seu modelo de jogo: procurava alguém com mais qualidade de passe, principalmente no vertical, e de mais chegada no ataque. Não tinha a peça ideal para isso, mas preferiu Cataldi — destaca.
O mesmo sentimento é compartilhado por Patrizio Trecca, dono do canal Lazio Live, especializado em informações da equipe biancocelesti. Para ele, Sarri buscava um jogador de características semelhantes ao do ítalo-brasileiro Jorginho, antigo jogador do treinador do Napoli e no Chelsea. Mesmo assim Lucas conseguiu corresponder ao esperado.
— Ele sofreu o impacto do novo modelo de jogo. Mas apesar da idade, teve um ótimo desempenho. Ele era o único capaz de manter as proteções em equilíbrio. Quando ele estava em campo, a Lazio sofria poucos gols. Graças também a ele, a Lazio se classificou para a Liga Europa. Durante a festa de despedida, eu estava no estádio e foi comovente vê-lo partir. Onde quer que vá, Lucas terá muito valor — avalia Trecca.