
O Grêmio poderá ingressar no G-4 da Série B do Brasileiro nesta segunda-feira (13). Para que isso ocorra, precisa vencer o Sport, na Arena de Pernambuco. Porém, se depender do retrospecto recente, a tarefa para o time de Roger Machado será árdua.
Nas últimas seis partidas disputadas entre as equipes, os gremistas sofreram quatro derrotas e empataram duas vezes, com seis gols marcados e 10 sofridos. A última vitória Tricolor aconteceu em 2 de setembro de 2017, quando o time comandado por Renato Portaluppi goleou o de Vanderlei Luxemburgo por 5 a 0, gols marcados por Dionathã, Edílson, Everton e Fernandinho, duas vezes.
Daquele jogo permanecem no Grêmio, além de Edílson, Kannemann e Michel, que foram titulares, e Leonardo Gomes. Na equipe pernambucana estava Diego Souza, que tinha como companheiros o volante Patrick, ex-Inter, e o lateral Sander e o goleiro Maílson, que ainda estão no rubro-negro.
Em jogos disputados em Pernambuco, o time gaúcho também enfrenta retrospecto ruim quando o rival é o Sport, já que a última vez que o Grêmio venceu os pernambucanos como visitante foi em 14 de outubro de 2012, quando Anderson Pico, Marquinhos e Leandro marcaram na vitória por 3 a 1. Hugo descontou para o time da casa.
Nesta partida, Luxemburgo comandava o time gaúcho e tinha Edílson como reserva da lateral direita. No Leão pernambucano, o lateral-esquerdo Renê, hoje no Inter, e o atacante Henrique Almeida, ex-Grêmio, eram atrações. Desde então, são sete jogos de invencibilidade do Sport, com quatro vitórias e três empates, 11 gols feitos e seis tomados.
Já na Arena de Pernambuco esta será apenas a segunda atuação do Grêmio. O estádio, inaugurado em 2013 para as disputas da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, só foi visitado pelo time gaúcho no ano de sua inauguração, em jogo do Brasileirão, contra o Náutico. Na oportunidade, vitória gremista por 2 a 0, gols de Barcos e Paulinho Moccelin.