A fórmula funcionou de novo. Aplicado na marcação e com senso de oportunismo para aproveitar as poucas chances, o Grêmio derrotou o Náutico por 2 a 0, na Arena Pernambuco, e manteve-se na parte de cima da tabela do Brasileirão. Foi a sua sétima vitória em oito partidas, confirmando o que Renato Portaluppi define, com orgulho, como aproveitamento de Barcelona.
JOGO AO VIVO: relembre os lances de Náutico x Grêmio
Desde os primeiros minutos, ficou claro que o lado esquerdo seria o preferencial do Grêmio para atacar. Estreante, Wendell, 20 anos, esteve à vontade. Avançou com qualidade, em lances individuais, ou em tabelas com Zé Roberto, e ainda marcou com segurança.
Pelo outro lado, Pará também foi eficiente. Foi de um passe estiloso do ala que surgiu o gol. Após leve desvio de cabeça de Zé Roberto, Kleber foi derrubado dentro da área por Leandro Amaro. Na cobrança, mesmo sem muita força no chute, Barcos acertou o canto direito e fez 1 a 0.
Em seu único esboço de reação, o Náutico chegou a ter um gol anulado, por impedimento de Helder. Barcos ainda teve outra chance, após drible sobre Leandro Amaro, mas chutou desviado.
Frágil longe dos Aflitos, o Náutico esforçava-se em vão para penetrar na solidez defensiva do Grêmio. Do jeito que gosta, o time de Renato Portaluppi respondia em infiltrações pela direita e pela esquerda, sempre com os inspirados Pará e Wendell. Mas com Kleber e Barcos distantes da área, faltavam as conclusões a gol. Rhodolfo aventourou-se sem sucesso no cabeceio em algubns escanteios. O chute de Ramiro, defendido por Gideão, foi a exceção.
Maxi Rodríguez trocou Kleber por Maxi Rodríguez para aumentar a movimentação. No primeiro lance, o uruguaio foi agredido por Jean Rolt, que poderia ter sido expulso. Na cobrança da falta, Souza quase marcou.
Não demorou muito para que Maxi fizesse assistência para o chute potente de Paulinho, que venceu Gideão e consolidou a vitória.
BRASILEIRÃO - 20ª RODADA - 11/9/2013
NÁUTICO (0): Gideão; Auremir (Diego Morales, 23'/2º), Jean Rolt, Leandro Amaro e Dadá; Elicarlos, Derley, Helder (Martinez, 11'/2º) e Tiago Real (Maycon Leite, 26'/2º); Hugo e Olivera.
Técnico: Levi Gomes
GRÊMIO (2): Dida; Gabriel, Rhodolfo e Bressan; Pará, Souza (Saimon, 43/2º),Ramiro, Zé Roberto e Wendell (Paulinho 32'/2º); Kleber (Maxi Rodríguez, 29'/2º) e Barcos.
Técnico: Renato Portaluppi
Gols: Barcos (G), a 25 minutos do primeiro tempo, e Paulinho (G), a 36 do segundo.
Cartões amarelos: Leandro Amaro, Jean Rolt (N), Ramiro, Kleber (G)
Arbitragem: Francisco de Assis Almeida Filho (CE), auxiliado por Marcelo Van Gasse (SP) e Arnaldo Rodrigues de Souza (CE).
Renda: R$ 159.010,00
Público: 6.826
Local: Arena Pernambuco, em Recife (PE)