A prefeitura de Porto Alegre divulgou, nesta sexta-feira (27), o seu quarto relatório de balneabilidade da temporada 2024/2025. Dos seis pontos analisados, todos banhados pelo Guaíba, dois são impróprios para banho, enquanto outros quatro são seguros para os veranistas.
No novo levantamento realizado pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), o bairro Belém Novo tem dois locais que não são balneáveis: são os pontos 1 e 3, que correspondem às regiões da Praça José Comunal e da Praça do Veludo (veja os endereços no mapa abaixo).
Já dentre os locais que podem ser usados com segurança, todos os três que estão no bairro Lami estão próprios para banho e mais um no Belém Novo — que é o ponto 2, a Praia do Leblon, que fica na Avenida Beira Rio, em frente à Rua Antônio da Silva Só.
Forma de análise
A coleta das amostras de água ocorreu entre 27 de novembro e 26 de dezembro. O levantamento consiste na análise da água captada em seis pontos do Guaíba e é tradicionalmente divulgado entre os meses de dezembro e março.
Pontos de coleta - Belém Novo
Ponto 1 - Praça José Comunal, em frente à garagem da empresa de ônibus (IMPRÓPRIO)
Ponto 2 - Praia do Leblon, Avenida Beira Rio, em frente à Rua Antônio da Silva Só (PRÓPRIO)
Ponto 3 - Praça do Veludo, Avenida Pinheiro Machado, em frente à praça (IMPRÓPRIO)
Pontos de coleta - Lami
Ponto 1 - Acesso pela Rua Luiz Vieira Bernardes, nas imediações da segunda guarita de salva-vidas (PRÓPRIO)
Ponto 2 - Acesso pela Rua Luiz Vieira Bernardes, em frente à primeira guarita de salva-vidas (PRÓPRIO)
Ponto 3 - Avenida Beira Rio, em frente ao nº 510 (PRÓPRIO)