O Grêmio deu o primeiro passo para aderir à Libra. Em nota, o clube comunicou a posição de que pretende fazer parte da Liga do Futebol Brasileiro. O presidente Romildo Bolzan participou de reunião na Federação Paulista de Futebol na última segunda-feira com os demais representantes dos clubes paulistas e foi atualizado sobre os últimos passos adotados pela entidade. O Corinthians não participou por conta da direção do clube estar em Buenos Aires para a disputa da partida contra o Boca Juniors.
— O Grêmio manifestou intenção de entrar e propôs uma pauta. É o tipo de situação que ainda terá muito debate. A decisão será referendada ao Conselho Deliberativo — explicou.
Por mais que a nota do clube tenha externado a posição de adesão à Libra, Bolzan ainda adota cautela sobre a situação. A ideia do presidente gremista é de que, após a comunicação, seja possível discutir de forma mais fácil a adoção de pontos considerados fundamentais.
Na pauta apresentada pelo Grêmio, a proposta é de que se coloque gatilhos para preservar a diferença entre o clube que mais recebe e o que tem direito a menor valor. Desta forma se garantiria uma distribuição mais igualitária e a discussão dos percentuais de repasse das receitas da liga também seria solucionada de forma mais prática.
— O Grêmio fez manifestação com sugestão de gatilhos, preservando uma diferença fixa entre o maior remunerado e o menor. Quando o valor superar o estabelecido, esse excedente seria dividido entre os demais — explicou.
Com a movimentação do Grêmio para se filiar, a Libra está perto de ter o 11º representante. Criada oficialmente no dia 3 de maio, a liga tem Bragantino, Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Ponte Preta, Botafogo, Flamengo e Vasco e o Cruzeiro como membros.
A posição do Grêmio converge com a do grupo de 25 clubes que se reuniu no Rio de Janeiro na última segunda. O coletivo avançou para uma proposta de divisão de 45% das receitas de forma igualitária, 25% referente a resultado esportivo e 30% de acordo com audiência, presença em estádio e engajamento em redes sociais.