Após longa espera, o Grêmio retornou a Porto Alegre depois do empate em 1 a 1 com o Ituano em Itu, no interior de São Paulo. Devido a um problema técnico da aeronave, a delegação precisou esperar o conserto do equipamento para voltar ao Rio Grande do Sul. Agora, o foco está no compromisso diante do Criciúma, na Arena, na quinta-feira (19).
O deslocamento se iniciaria às 15h30min. No entanto, o voo Azul 4996, quando estava posicionado já na pista para decolar, apresentou "falha nos equipamentos de transmissão", segundo aviso do comandante.
Após quase uma hora de espera, a questão foi resolvida pela companhia aérea. Assim, somente por volta das 17h15min o taxeamento para a decolagem foi realizado.
— Agora vai — brincou um atleta tricolor.
Antes da decolagem, passageiros chegaram a desistir da viagem. A preocupação estava com as condições climáticas da capital gaúcha e a previsão de tempestade subtropical. Durante o impasse, um torcedor chegou a brincar que a delegação gremista estaria trazendo azar. Os profissionais, que estavam separados, não responderam. O motivo da irritação era duplo, afinal, logo ele chegou a reclamar com os atletas no fundo da aeronave:
— De que jeito vocês tomam o gol no final do jogo? Tenho 74 anos e não posso sofrer mais — indagou, sem resposta.
Os jogadores pouco se movimentaram, ficando nos seus respectivos assentos. No espaço aéreo de Santa Catarina e no gaúcho, turbulências leves foram enfrentadas, mas nada que atrapalhasse o deslocamento. Sequer os sinais de alerta foram acionados. No pouso, às 18h56min, alguns membros da tripulação chegaram a aplaudir.
Os jogadores foram liberados depois do desembarque. Agora, a meta é focar na recuperação física, já que o compromisso seguinte será diante do Criciúma, quinta-feira, na Arena, às 19h. O clube precisa vencer para retornar ao G-4 da Série B. Para isso, apenas uma atividade será orientada pela comissão técnica para o elenco.