O Grêmio deixou dois pontos importantes em Itu. Mesmo em uma noite em que teve muitas dificuldades no primeiro tempo e produziu apenas o suficiente para marcar o seu gol e correr poucos riscos na segunda etapa, o time de Roger Machado não soube suportar a pressão do Ituano e volta para Porto Alegre com empate nos acréscimos após administrar uma vantagem construída com o gol de Diego Souza. Lucas Nathan marcou o gol do time paulista e tirou a chance de retorno do time gremista ao G-4. O Tricolor é sexto colocado com 11 pontos.
O primeiro tempo, como aconteceu contra o Cruzeiro, teve uma produção insuficiente do Grêmio. A entrada de Gabriel Silva no lugar de Lucas Silva tinha como proposta aumentar o poder ofensivo da equipe, mas não teve o efeito esperado. O Ituano soube explorar os espaços deixados pelo trio de meio-campistas e criou uma série de chances de gol em chutes de fora da área.
A primeira finalização da partida foi de Kaio, ex-jogador do Grêmio. O meio-campista arriscou o chute de longe, Brenno se atirou para tentar a defesa, mas a bola saiu pelo lado de fora da trave do goleiro gremista. Na sequência, Gérson Magrão forçou o camisa 1 do time de Roger Machado a mostrar sua qualidade.
O camisa 10 da equipe paulista recebeu completamente livre entre os zagueiros e chutou forte. A bola foi no meio do gol, mas forçou Brenno a fazer para linda defesa. Dominado pelo adversário, o Grêmio ainda perdeu um de seus titulares nos primeiros 20 minutos. Rodrigo Ferreira sentiu uma lesão muscular e teve que deixar o jogo. Como Edilson segue em tratamento para o mesmo problema e Rodrigues ficou em Porto Alegre por apresentar sintomas gripais, o jovem volante Sarará entrou improvisado na função.
Brenno também contou com a sorte para deixar o primeiro tempo sem ser vazado. O goleiro se atirou na bola, mas a trave evitou o gol de Bernardo. O zagueiro do Ituano venceu a disputa em cobrança de escanteio e quase marcou aos 34 minutos. O Ituano quase marcou novamente, mas parou mais uma vez na trave. Aos 42, Lucas Siqueira quase marcou em chute da entrada da área.
Grêmio de Roger Machado não consegue evoluir na Série B
CONFIRA A COLUNA
A única chance do Grêmio veio quase nos acréscimos. Após tentativa de cruzamento, Bitello ficou com o rebote da defesa do Ituano e arriscou um chute cheio de efeito. A bola passou muito perto do gol, com 47 minutos.
O lateral Nicolas resumiu sem muitos floreios o nível da atuação do Grêmio em Itu:
—Ainda bem que não sofremos o gol, agora é esfriar a cabeça e ouvir o Roger — disse.
O técnico gremista fez duas mudanças para o segundo tempo. Elkeson e Campaz entraram nos lugares de Elias e Gabriel Silva. As trocas tentaram colocar o time novamente em condições de disputa. Logo no primeiro minuto, mais um susto do Ituano. Bernardo, novamente de cabeça, acertou a trave em finalização após completar escanteio.
Grêmio jogou mal e sofreu empate nos acréscimos do segundo tempo
CONFIRA A COLUNA
Na sequência, com dois minutos, o Grêmio contou com a estrela de Diego Souza. Biel pegou rebote da cobrança de escanteio e cruzou para o centroavante gremista. Diego dominou no peito, ganhou do zagueiro no corpo e finalizou sem chances de pé esquerdo. Grêmio 1 a 0, mesmo com todas as dificuldades apresentadas em Itu.
Roger Machado promoveu mais duas trocas no segundo tempo. Janderson entrou no lugar de Biel, que pediu para deixar o jogo por cansaço, e Benítez foi para campo na vaga de Diego Souza. Com a vantagem no placar, o Grêmio tentou proteger a vantagem, mas vazou nos acréscimos. Lucas Nathan marcou após cruzamento.
FICHA TÉCNICA
SÉRIE B - 7ª RODADA - 9/2/2022
ITUANO
Pegorari; Pacheco, Léo Santos, Bernardo e Roberto (Mário Sérgio, 37'/2ºT); Rafael Pereira (Gabriel Barros, 31'/2ºT), Lucas Siqueira, Kaio (João Victor, 21'/2ºT) e Gerson Magrão (Lucas Nathan, 31'/2ºT); Aylon (Dudu Vieira, 21'/2ºT) e Rafael Elias.
Técnico: Mazola Júnior
GRÊMIO
Brenno; Rodrigo Ferreira (Sarará, 21'/1ºT), Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti, Gabriel Silva (Campaz, INT) e Bitello; Elias (Elkeson, INT), Biel (Janderson, 26'/2ºT) e Diego Souza (Benitez, 29'/2ºT).
Técnico: Roger Machado
GOLS: Diego Souza (G), aos 2 minutos, e Lucas Nathan (I) aos 47 do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS: Aylon, Rafael Pereira, Lucas Siqueira, Bernardo e Rafael Elias (I); Elkeson (G)
LOCAL: Novelli Junior, em Itu (SP).
ARBITRAGEM: Savio Pereira Sampaio, auxiliado por Daniel Henrique da Silva Andrade e Lucas Costa Modesto (trio do DF). VAR: Leone Carvalho Rocha (GO)
PRÓXIMO JOGO
Série B - 8ª rodada
19/5/2022 - 19h
Grêmio x Criciúma