O volante Thiago Santos retornará ao time titular do Grêmio no Gre-Nal 437, válido pela semifinal do Gauchão de 2022. O jogador, de 32 anos, assume a vaga de Villasanti, que está com a seleção do Paraguai para a disputa das eliminatórias. O Tricolor aposta na experiência do atleta para superar a desconfiança da torcida.
Logo após a vitória do último sábado (19), ainda no vestiário do Beira-Rio, a comissão técnica repassou para o elenco que o camisa 5 começará o enfrentamento derradeiro. A medida foi vista como um voto de confiança.
O volante perdeu a posição nos dois últimos duelos diante de Ypiranga e Inter. Foram duas vitórias, cinco gols marcados e nenhum sofrido. No entendimento gremista, Roger Machado encontrou a escalação ideal recuando Villasanti para a primeira função do meio-campo.
Além de conversas, trabalhos táticos e de movimentação específica são orientados para Thiago Santos. A comissão técnica pede que a equipe atue de forma compactada em uma área de 25 metros aproximadamente. Com isso, ele deve fazer a cobertura na subida dos laterais, assim como o paraguaio.
O camisa 5, contratado para a temporada de 2021, já chegou sob desconfiança. No estadual da temporada passada, foi um dos pilares do time de Tiago Nunes. Porém, com a campanha que culminou no rebaixamento do clube, foi um dos alvos de críticas. Nos bastidores, ele pediu para deixar o Tricolor pela pressão que sofreu, mas a direção convenceu ele de permanecer.
Pela idade, o jogador é o terceiro mais velho do plantel: perde apenas para Pedro Geromel e Diego Souza, ambos com 36 anos. Na carreira, vive o auge desde 2014. quando começou a passar por equipes de maior porte, como América-MG, Palmeiras e Dallas FC-EUA. Por isso, há confiança que o Gre-Nal desta quarta-feira possa recuperar a imagem pública do atleta e resultar no meio-campista como peça-chave na tentativa de retorno à Série A.