Uma das novidades de Vagner Mancini neste começo de temporada 2022 tem sido a utilização do zagueiro Rodrigues na lateral direita. Depois de fazer essa opção na reta final da vitória sobre o São José, o primeiro do elenco principal do Grêmio no Gauchão, o treinador deslocou o zagueiro para o lado da defesa no segundo tempo diante do Aimoré. Foi jogando nessa função que ele marcou o gol da virada no Cristo Rei.
Confira como foi a atuação de Rodrigues na lateral direita com mapa de calor, movimentações e ações com a bola.
Posicionamento
Mesmo com a presença de Rodrigues na lateral, Mancini manteve a movimentação na saída de bola utilizada no primeiro tempo com Fernando Henrique recuando para formar com os zagueiros a chamada saída de três. Com o volante junto a Bruno Alves e Gustavo Marins, Rodrigues teve liberdade para avançar pelo lado direito como um ala no momento de construção ofensiva do Tricolor.
O mapa de calor do site Footstats mostra que Rodrigues teve uma maior presença no ataque até mesmo que o garoto Lucas Kawan, de 18 anos, que atuou no primeiro tempo na lateral. Confira a diferença de onde cada um tocou na bola na partida.
Rodrigues na lateral no segundo tempo:
Onde Lucas Kawan tocou na bola no primeiro tempo:
Interações
Jogando como lateral, Rodrigues teve um jogo de passes curtos. Ele não chegou a fazer nenhum lançamento nem cruzamento. Ele recebeu a maior parte dos passes do zagueiro Bruno Alves, 8 ao todo. Foi para Janderson, que entrou aos 20 minutos do segundo tempo, foi o jogador que mais recebeu passes dele, oito. Gabriel Silva e Fernando Henrique receberam quatro bolas dele, cada.
As trocas de passes dos jogadores do Grêmio no segundo tempo:
Após a partida, Mancini justificou a mudança feita no intervalo por ter entendido que Lucas Kawan estava sentindo o ritmo do jogo em sua estreia como profissional. O treinador deixou claro que pretende usar Rodrigues na lateral em outras oportunidades.
— O Lucas é um jovem, ainda em formação, e é importante saber que ele vai oscilar. Nos últimos jogos eu utilizei o Rodrigues, pois já conheço e diariamente me mostra que é um atleta de velocidade, que sabe jogar com a bolas nos pés e que, quando apoia, volta em velocidade. Hoje ele fez muito isso, então tem a característica para jogar ali. Não estamos tentando inventar alguma coisa. Ele tem me passado confiança nos treinamentos — avaliou o treinador.
Rodrigues na lateral
- 25 passes (todos certos)
- 1 finalização
- 0 cruzamento
- 0 lançamento
- 2 perdas de posse