As reclamações do torcedor gremista com a lateral esquerda não são novas — as críticas foram ganhando corpo a cada atuação considerada insuficiente por Bruno Cortez, e a chegada de Diogo Barbosa não foi suficiente para resolver o problema. O novo candidato para solucionar a questão é Nicolas.
Contratado junto ao Athletico-PR no início da temporada, o jogador de 24 anos começou com o pé esquerdo — e isso não é ruim — com a camisa gremista. Os dois gols da vitória do Grêmio por 2 a 1 sobre o Aimoré, na quarta-feira (9), tiveram origem na sua perna preferencial. No primeiro, ele encontrou Villassanti na risca da pequena área. No segundo, quase colado à lateral, encontrou Rodrigues entrando na outra extremidade da área.
Foi a primeira vez que Nicolas atuou uma partida inteira pelo Grêmio. Antes, disputou nove minutos do jogo contra o São José. Em um total de 99 minutos em campo, o lateral soma duas assistências, índice igual ao que Diogo Barbosa e Cortez alcançaram, cada um, na temporada 2021.
No ano passado, Diogo Barbosa foi escalado 28 vezes, totalizando 1.777 minutos em campo, e conseguiu fazer duas assistências. A última delas foi no 3 a 0 sobre o São Paulo, reta final do Brasileirão (também marcou um gol no jogo), no começo de dezembro. Seu cruzamento de dentro da área foi na medida para Thiago Santos abrir o placar. O outro foi sete meses antes, no 8 a 0 sobre o Aragua, pela Sul-Americana.
O torneio continental foi de onde surgiram os dois passes para gol de Cortez no ano passado. Ambos foram no jogo de volta contra os venezuelanos, vencido por 6 a 2 com um time de reservas. O lateral campeão da América em 2017 entrou em campo 43 vezes na temporada 2021.