
O técnico Mano Menezes está desenvolvendo uma nova alternativa de jogo no Grêmio, com Martin Braithwaite e Matías Arezo juntos.
A ideia já foi colocada em prática durante o empate com o Bragantino, no sábado (10), e exige que o dinamarquês retome o posicionamento que desempenhou no futebol inglês, em 2017.
Posicionamento no ataque
Na maior parte da carreira, no Espanyol-ESP, no Barcelona e na seleção dinamarquesa, Braithwaite atuou predominantemente como centroavante, sua função atual no Tricolor, e, com alguma frequência, nas duas pontas.
Já no início da carreira, no Toulouse-FRA, entre 2014 e 2016, o dinamarquês até atuou ocasionalmente como meia centralizado, embora fosse utilizado com mais recorrência como centroavante ou ponta.
Contudo, no Middlesbrough-ING, no segundo semestre de 2017, Braithwaite vestia a camisa 10 e era escalado como titular absoluto pelo técnico Garry Monk na função de meia-armador, com a missão de servir os pontas ingleses Stewart Downing e Marcus Tavernier e o centroavante congolês Britt Wesombalonga.
Retrospecto
Em 21 jogos pelo Middlesbrough, atuando na segunda divisão inglesa e na Copa da Inglaterra, Braithwaite marcou seis gols e deu duas assistências. Contudo, em janeiro de 2018, o atleta acabou sendo emprestado ao Bordeaux-FRA. Sem o dinamarquês, o time inglês acabou terminando a temporada em 5° lugar e não conquistou o acesso à Premier League.
Planejamento
Oito anos depois Mano Menezes recorre à versão inglesa de Braithwaite para criar uma nova alternativa de jogo no Grêmio.
A ideia ainda não deve ser utilizada no início do jogos. Porém, no segundo tempo, o treinador planeja aproveitar mais vezes o dinamarquês como meia centralizado, com Arezo atuando como centroavante, mantendo o esquema 4-2-3-1.
Já durante a pausa para o Super Mundial de Clubes, entre junho e julho, com mais tempo para treinar, Mano deve testar o 4-4-2, com Braithwaite e Arezo atuando lado a lado no ataque.