O Grêmio está em estado de alerta, e não apenas pela importância do jogo desta segunda-feira (25), contra o Atlético-GO, que pode tirar o clube do Z-4 do Brasileirão. Desde que a delegação chegou a Goiânia, na noite deste domingo (24), os dirigentes têm se reunido com a comissão técnica para debater situações futuras. Uma das pautas: a possibilidade de que até cinco atletas do elenco sejam convocados para a próxima rodada das Eliminatórias.
— Temos de conversar com as pessoas, né? O Grêmio teve cinco jogadores convocados. Tudo leva a crer que sim. (As convocações) do Campaz, Borja e Villasanti já recebemos. Como fica isso aí? Vamos ter, no mínimo, quatro ou cinco jogadores fora do plantel. O campeonato fica desigual, e nós queremos a isonomia do Campeonato Brasileiro. Não abrimos mão disto — comentou o vice-presidente de futebol, Dênis Abrahão.
O comandante do vestiário gremista não quis adiantar quais são os outros dois atletas que podem ser chamados, apenas revelando que o clube já foi comunicado que ambos estão na mira da Seleção Brasileira— principal ou de base.
Na última sexta, o auxiliar técnico de Tite, Cléber Xavier, elogiou o lateral-direito Vanderson, em entrevista à Rádio Gaúcha, revelando que o jovem tem sido observado.
— A gente vê o Vanderson com muito carinho, por ser um menino sub-20, com características técnicas interessante. É um jogador físico, precisa evoluir em alguns aspectos, mas com um potencial enorme. É um menino que está no nosso radar, está em nossa avaliação — declarou.
O Brasil enfrentará, nos dias 11 e 16 de novembro, Colômbia e Argentina, respectivamente. Já os colombianos, além do Brasil, vão encarar o Paraguai que, por sua vez, ainda tem um duelo com o Chile. Caso os atletas sejam de fato chamados, poderão desfalcar o Tricolor em até três partidas do Brasileirão: Fluminense, na Arena, dia 10, América-MG, em Belo Horizonte, no dia 14, e possivelmente Bragantino, em Porto Alegre, no dia 17. Por isso, a direção cogita a possibilidade de pedir o adiamento destas partidas.
— Se tiver que adiar, vamos adiar. Se não tiver datas, o problema não foi o Grêmio que gerou. O Grêmio é vítima de um problema gerado, talvez, pela qualidade de seu plantel — destacou Abrahão.
A CBF trabalha com o encerramento do campeonato nacional no dia 5 de dezembro, mas não descarta a possibilidade de estender o calendário até o dia 15.