O Grêmio tem uma negociação avançada com o técnico Vagner Mancini, 54 anos. O treinador gostou da proposta gremista e já trata da rescisão do seu contrato com o América-MG para assumir o desafio de livrar o Tricolor da Série B. O novo profissional já deve comandar a equipe na partida de domingo (17), contra o Juventude.
O primeiro nome tentado, logo após a saída de Luiz Felipe Scolari, foi o de Roger Machado. Porém, o treinador disse que só pretende voltar a trabalhar em 2022. Desta forma, nesta quarta (13), o presidente Romildo Bolzan Júnior fez os primeiros contatos com o empresário de Mancini, Fábio Melo.
Nesta quinta (14), Romildo convidou Dênis Abrahão para assumir o cargo de vice de futebol. Antes de dar sequência às negociações com Mancini, o novo dirigente pediu ao presidente para fazer uma nova tentativa por Roger. Contudo, o ex-lateral-esquerdo, mais uma vez, se mostrou irredutível e novamente recusou o convite.
Desta forma, Vagner Mancini se tornou o número 1 da lista. Já há uma negociação avançada em relação a valores e tempo de contrato, que deve ser até dezembro de 2022. O treinador pretende levar ao Tricolor o seu auxiliar-técnico Régis Angelis e o analista de desempenho Cláudio Andrade.
O nome de Mancini foi escolhido especialmente pela sua habilidade na gestão de pessoas e no comando do grupo. A ideia é ter um profissional que exerça uma liderança através do diálogo, sem gritos ou o popular "chute na porta". A crença do clube é que a única maneira de a equipe escapar da zona de rebaixamento é pacificando o vestiário e criando um clima de união entre o elenco e a comissão técnica.
Pesou também a identificação de Mancini com a história do Grêmio. Ex-meio-campista, o profissional fez parte do grupo campeão da Libertadores da América, em 1995, como reserva de Arílson e Carlos Miguel, e entrando no segundo tempo em jogos decisivos, como nas quartas de final, contra o Palmeiras, e na semifinal, contra o Emelec. O então volante fez parte ainda do chamado "Banguzinho", que foi campeão gaúcho em 1995 em cima do Inter, na final.
Além disso, Mancini trabalhou como treinador do Grêmio por um curto período em 2008, comandando a equipe por apenas seis jogos e sendo demitido de forma invicta, após um empate com o Grêmio Jaciara, pela Copa do Brasil. O seu trabalho de maior destaque foi o título da Copa do Brasil 2005, pelo modesto Paulista, de Jundiaí. Posteriormente, trabalhou em grandes clubes, como Corinthians, Santos, São Paulo, Cruzeiro, Vasco e Botafogo.
O anúncio de Mancini deve ocorrer a qualquer momento, com o treinador estreando já no domingo (17), contra o Juventude, às 18h15min.