O técnico Luiz Felipe Scolari já comandou o Grêmio em oito partidas desde que retornou ao clube. Foram quatro vitórias, dois empates e duas derrotas. Nestes oito jogos, o treinador até fez algumas variações táticas, como os três zagueiros contra o América-MG, mas nunca abriu mão da dupla de volantes.
Até agora, foram três parcerias experimentadas por Felipão, com a utilização de quatro atletas diferentes como titulares. Logo na estreia, no Gre-Nal, mandou a campo os garotos Fernando Henrique, 20 anos, e Victor Bobsin, 21. Eles deram conta do recado e o clássico terminou empatado em 0 a 0.
Para o segundo jogo, no Equador, pela partida de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana, contra a LDU, Felipão fez uma mudança na dupla: colocou Lucas Silva na vaga de Victor Bobsin, que nem sequer viajou por conta de um desgaste muscular devido à sequência de jogos. Assim, Fernando Henrique teve um novo companheiro.
No entanto, essa foi a única vez em que eles jogaram juntos. Nos três jogos seguintes — vitória sobre o Fluminense, derrota para a LDU em Porto Alegre e empate em casa com o América-MG —, o treinador utilizou a dupla de garotos.
Para enfrentar o Vitória, em Salvador, pela ida das oitavas da Copa do Brasil, Felipão testou uma nova dupla, com Lucas Silva e Darlan. O Grêmio goleou o time baiano por 3 a 0 e eles foram mantidos na derrota para o Bragantino e no 1 a 0 sobre o Vitória na Arena, que assegurou a classificação tricolor às quartas de final.
Portanto, foram três duplas e quatro jogadores que iniciaram como titulares nesta posição desde a chegada de Felipão. Matheus Henrique, que está com a seleção olímpica, não deve voltar ao time, já que está próximo de ser vendido ao Sassuolo-ITA, e Maicon ainda não tem condições de atuar. Assim, o clube busca outro atleta da função no mercado.
Para o duelo contra a Chapecoense, na segunda-feira (9), ainda há dúvida sobre a dupla que iniciará a partida. A tendência, porém, é de que se forme uma nova combinação, já que Thiago Santos está recuperado de lesão e deve retomar a condição de titular. Assim, resta saber se ele atuará ao lado de Lucas Silva ou Darlan no próximo jogo.
As duplas
Fernando Henrique e Victor Bobsin
- 4 jogos
- 1 vitória
- 2 empates
- 1 derrota
- 3 gols marcados pela equipe
- 3 gols sofridos pela equipe
Fernando Henrique e Lucas Silva
- 1 jogo
- 1 vitória
- 1 gol marcado pela equipe
- Nenhum gol sofrido pela equipe
Lucas Silva e Darlan
- 3 jogos
- 2 vitórias
- 1 derrota
- 4 gols marcados pela equipe
- 1 gol sofrido pela equipe
10/7 – Grêmio 0x0 Inter
Dupla: Fernando Henrique e Victor Bobsin
13/7 – LDU 0x1 Grêmio
Dupla: Fernando Henrique e Lucas Silva
17/7 – Fluminense 0x1 Grêmio
Dupla: Fernando Henrique e Victor Bobsin
20/7 – Grêmio 1x2 LDU
Dupla: Fernando Henrique e Victor Bobsin
24/7 – Grêmio 1x1 América-MG
Dupla: Fernando Henrique e Victor Bobsin
27/7 – Vitória 0x3 Grêmio
Dupla: Lucas Silva e Darlan
31/7 – Bragantino 1x0 Grêmio
Dupla: Lucas Silva e Darlan
3/8 – Grêmio 1x0 Vitória
Dupla: Lucas Silva e Darlan