Para o torcedor do Grêmio, foi mais uma noite daquelas em que surgiu a mistura de uma performance com excesso de cautela e com final decepcionante. A situação evidencia que ainda há muito trabalho para deixar o Z-4. Para Luiz Felipe Scolari, a derrota por 1 a 0 para o Bragantino na noite de sábado (31), foi mais um sinal de que alguma modificação terá que surgir para tirar o Tricolor da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.
O golaço de Bruno Praxedes, aos 16 minutos do segundo tempo, manteve o Tricolor na penúltima posição da tabela. No domingo (1), a Chapecoense pode fazer a luz da lanterna voltar a se aproximar dos gremistas. O resultado manteve os gaúchos com sete pontos, três a mais do que os catarinenses. O saldo de gols (-8 a -13) deve impedir que o Grêmio vá para o pé da classificação mesmo que a Chape bata o Santos. Os dois se enfrentam na próxima rodada.
Felipão praticamente manteve a mesma formação do confronto contra o Vitória, pela Copa do Brasil. Foram duas as diferenças apenas. Na zaga, Pedro Geromel retomou a titularidade.A outra modificação foi na postura. Saiu o time que atacou o adversário e voltou a aparecer a equipe que recua excessivamente.
O relógio apontava 35 minutos do primeiro tempo quando um dos goleiros precisou sujar as luvas pela primeira vez. Foi em chute de fora da área de Lucas Silva. Todo atrapalhado, o goleiro Cleiton evitou que a bola entrasse. Foi a produção ofensiva mais perigosa da primeira etapa.
O rotina foi o Bragantino tocar a bola entre as intermediárias e o Grêmio cercar as jogadas e evitar situações mais perigosas. Foi o suficiente para sair sem sofrer sustos nos 45 minutos iniciais. Antes do arremate de Lucas Silva, o Tricolor havia tido outra chance com relativo perigo. Após o goleiro sair jogando errado com os pés, Ricardinho tentou encobri-lo, mas a bola também passou sobre o travessão, aos 12 minutos.
Passar em branco tem sido rotina do ataque do Grêmio no Brasileirão
Confira a coluna
A trapalhada fez o time de Felipão adiantar um pouco a marcação. Porém, o encaixe proporcionava espaços no meio-campo gaúcho, o que fez com que um posicionamento avançado surgisse em momentos esporádicos da partida.
Ex-líder do Brasileirão, o Bragantino se posicionou no campo gremista, com os zagueiros posicionados além da linha do meio-campo (preste atenção nessa informação). Mas com duas paredes de quatro jogadores pela frente, os jogadores paulistas trocavam passes sem gerar perigo. Foram três arremates antes do intervalo. Todos de fora da área. Todos tiveram como destino a linha de fundo.
A triste rotina de derrotas do Grêmio no Brasileirão
Confira a coluna
Então veio o segundo tempo com o Grêmio mais incisivo. Em lances pelo lado esquerdo, os gaúchos chegaram três vezes nas redondezas da área adversária. E surgiu o inesperado gol do Bragantino. O zagueiro Léo Ortiz entrou no campo de ataque (lembra daquela informação?), passou para Praxedes. O ex-meia do Inter acertou o ângulo de Chapecó, aos 16 minutos, para fazer 1 a 0.
Em desvantagem, finalmente, Felipão ousou, mas nem tanto. Aos 30 minutos, Luiz Fernando, Guilherme Guedes e Pinares foram as soluções encontradas pelo treinador para tentar o empate. Ricardinho, Bruno Cortez e Alisson deixaram o campo. Logo em seguida, Guilherme Guedes iniciou jogada pela esquerda. O lance terminou com a bola na trave e com o Grêmio amargando mais uma derrota.
FICHA TÉCNICA
Brasileirão
14ª rodada — 31/7/2021
BRAGANTINO
Cleiton; Aderlan, Léo Ortiz, Fabrício Bruno e Edimar (Natan 49'/2ºT); Raul, Praxedes (Jadsom Silva 38'/2ºT) e Ramires (Lucas Evangelista 21'/2ºT); Ytalo (Alrreandro 38'/2ºT, Artur (Helinho 49'/2ºT) e Cuello. Técnico: Claudio Maldonado (auxiliar).
GRÊMIO
Gabriel Chapecó; Vanderson, Geromel, Ruan e Bruno Cortez (Guilherme Guedes 30'/2ºT); Lucas Silva, Darlan (Victor Bobsin 42'/2ºT) e Jean Pyerre; Alisson (Pinares 30'/2ºT), Léo Pereira (Léo Chú 42'/2ºT) e Ricardinho (Luiz Fernando 30'/2ºT). Técnico: Felipão.
GOL: Praxedes, aos 16 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS: Jadson Silva (B); Pedro Geromel, Cortez, Luiz Fernando (G)
ARBITRAGEM: Ricardo Marques Ribeiro, auxiliado por Ricardo Junio de Souza e Marcus Vinicius Gomes (trio de MG). VAR: Adriano Milczvski (PR).
LOCAL: Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP).
Próximo jogo
Terça-feira, 3/8 - 19h
Grêmio x Vitória
Arena do Grêmio - Copa do Brasil (Oitavas de final - volta)