Felipão sofreu a primeira derrota com o Grêmio em quatro jogos comandando a equipe no Brasileirão 2021. Além dela, os dois resultados negativos contra a LDU parecem contribuir para o momento ruim pelo qual a equipe passa. O aspecto psicológico do elenco foi mencionado pelo técnico para analisar o desempenho da equipe na vitória do Bragantino por 1 a 0, neste sábado (31).
— Estamos trabalhando todos os dias para que o time, sofrendo o gol, não fique abatido em campo. Temos de reverter essa situação durante o jogo. Tivemos uma ou duas oportunidades e não conseguimos fazer. Isso está influenciando em algumas situações psicológicas do grupo — revelou o treinador em entrevista coletiva após a partida.
A derrota fez o Tricolor estacionar na 19ª posição da tabela com sete pontos. Caso a lanterna Chapecoense vença no domingo, ambos empatarão em pontos. O próximo duelo gremista pelo campeonato é justamente contra o time do oeste catarinense.
— Pretendemos melhorar a situação do Grêmio. Principalmente criar mais chances de chegar ao gol, já que na fase defensiva estamos bem equilibrados. Na frente, a criação, ainda falta um pouco. Não estamos conseguindo tudo que pretendemos, mas estamos melhorando mesmo quando perdemos — ponderou Felipão.
E os reforços?
O técnico não comentou sobre possíveis reforços. Apenas sinalizou que não espera a chegada de mais do que dois jogadores. Mais do que pedir contratações, Felipão conta com o retorno de alguns dos jogadores que estão entregues ao departamento médico nas últimas semanas:
— Têm jogadores que estão lesionados há 20 dias, temos de saber que é assim. Vamos trabalhar com os que estão bem. Para domingo provavelmente teremos de volta dois dos que estão em recuperação.
Felipão não identificou quem espera receber de volta no elenco, mas a projeção é de que o jogo pela 15ª rodada, na Arena, domingo (8), contra a Chapecoense, tenha Douglas Costa e Rafinha à disposição. Ferreira, Kannemann, Diego Souza e Churín devem seguir fora.