Existe uma evidente dificuldade do Grêmio em marcar gols no Brasileirão. O baixo poder ofensivo do time pode também explicar a situação do clube na tabela de classificação, como penúltimo colocado. Trata-se do pior ataque da competição até aqui. Condição esta observada mais uma vez na derrota para o Bragantino nesse sábado (31).
O Grêmio marcou apenas seis gols em 12 jogos do Brasileirão. O ataque gremista tem números piores do que Sport (sete gols), Juventude (nove), São Paulo (nove), América-MG (10) e Fluminense (10). Os jogadores que fizeram gol pelo Tricolor foram Diego Souza, Matheus Henrique, Ricardinho, Vanderson, César Pinares e Guilherme Guedes.
Além disso, passar em branco nas partidas do Brasileirão tem sido uma tendência para o Grêmio. Dos 12 jogos, em apenas quatro (Ceará, Santos, Fluminense e América-MG), o time conseguiu marcar ao menos um gol. Nas outras oito partidas, o ataque ficou devendo.
Curiosamente, ao fazer um levantamento sobre gols marcados por times da Série A na temporada 2021, o Grêmio tem números bons. Em 43 jogos, o Tricolor fez 77 gols, o que representa uma alta média de 1,8 gol por jogo. O problema é que o poder de fogo da equipe ficou muito concentrado no Gauchão (30) e na Sul-Americana (23).
Piores ataques do Brasileirão
- Grêmio - 6 gols
- Sport - 7 gols
- Juventude - 9 gols
- São Paulo - 9 gols
- América-MG - 10 gols
- Fluminense - 10 gols