Destaque do Grêmio, apesar da campanha ruim na temporada de 2021, Vanderson chama a atenção de clubes europeus. O lateral de 20 anos recebeu uma oferta há algumas semanas do Brentford-ING de 10 milhões de euros, mas a investida foi recusada pelo Tricolor. Porém, o clube que disputa o Campeonato Inglês não desistiu da aquisição da promessa gremista.
A informação foi divulgada pelo goal.com e confirmada por GZH. Segundo apuração da reportagem, a condição apresentada pelos ingleses é de 10 milhões de euros pelo atleta e mais 2 milhões de euros em gatilhos de produtividade. A proposta foi entregue aos dirigentes ainda no mês de agosto.
O Grêmio recusou a oferta em função de já ter realizado as vendas de Matheus Henrique e Ruan, além da necessidade de contar com o jogador para deixar a zona de rebaixamento. Há o entendimento de que o camisa 35 é peça fundamental para a equipe não ser rebaixada à Série B pela terceira vez na sua história.
Segundo o jornalista Marcelo Hazan, o Brentford realizaria nova proposta que totalizaria 15 milhões de euros. Esta informação, contudo, não foi confirmada por GZH, que checou com pessoas envolvidas nas tratativas que o clube inglês segue interessado na promessa tricolor. A janela de transferências na Inglaterra se encerra às 23h59min, no horário local, desta terça (31).
Vanderson tem 50% dos direitos econômicos atrelados ao Tricolor, que já se movimentou para aumentar o percentual em mais 20%. O clube acertou a renovação há dois meses e o vínculo tem duração até o final de 2025.