O centroavante Ricardinho já deixou o Grêmio e viajou para Portugal. Na próxima quarta-feira (1), ele deve se apresentar ao Marítmo, da Ilha da Madeira, sendo incorporado ao grupo principal da equipe que disputa a primeira divisão daquele país. O atacante foi contratado por empréstimo de um ano, mas tem a opção de compra pelos portugueses ao final deste período, por um valor equivalente a 1 milhão e 500 mil euros por 40% dos direitos econômicos.
A negociação aconteceu após a sondagem do Marítmo, aliada a um interesse de Ricardinho de ter oportunidades para jogar. Desde sua estreia no Grêmio, o atacante atuou em 31 partidas, incluindo Gauchão, Libertadores, Copa Sul-Americana, Copa do Brasil e Brasileirão. Ao todo, marcou nove gols, incluindo um decisivo em Gre-Nal no Gauchão.
Bem mais utilizado sob o comando de Renato Portaluppi e Tiago Nunes, com Luiz Felipe Scolari viu o clube contratar o colombiano Borja, ficando na hierarquia atrás também dos experientes Diego Souza e Diego Churín, cujas características de avantes posicionados agradam mais ao treinador. Em Portugal o novo clube tem como treinador o espanhol Júlio Velázquez que gosta mais de centroavantes com movimentação, algo que contou muito para apostar no jovem jogador gremista.
Pelo empréstimo de Ricardinho, o Grêmio receberá 200 mil Euros, aproximadamente R$ 1,23 milhão. Em julho de 2022, o Marítmo pode comprar o vínculo do atleta pagando mais 1 milhão e 500 mil de Euros, o que equivale a 40% dos direitos econômicos. O Tricolor seguirá com outros 40% e o jogador tem direito a 20%. Se não for exercida a opção de compra, os portugueses liberam o centroavante, mas ficam com direito a 10% numa negociação futura. Com contrato renovado em março passado, a multa rescisória do atacante de 20 anos foi estipulada em 80 milhões de Euros.