O mês de agosto terminou para o Grêmio, e a previsão do vice-presidente de futebol Marcos Herrmann de que o clube deixaria a zona de rebaixamento até setembro não se concretizou. Com a derrota para o Corinthians, no sábado (28), o Tricolor perdeu uma posição na tabela e ainda pode ver a diferença para o 16º colocado aumentar nesta segunda-feira (30).
O tropeço no final de semana já custou caro. No domingo, a vitória do América-MG sobre o Ceará por 2 a 0 levou o clube de Belo Horizonte a 18 pontos, dois a mais do que os gaúchos, que agora ocupam o 18º lugar. As duas partidas que fecham a rodada, nesta segunda, podem complicar ainda mais a vida gremista. Isso porque envolvem os três primeiros times fora do Z-4.
Às 19h, Fluminense e Bahia se enfrentam no Maracanã. No momento, as duas equipes têm 18 pontos, e um vencedor abriria cinco de vantagem para o time de Felipão. Como o Grêmio folga no próximo final de semana, a diferença pode subir para oito na 19ª rodada. O ideal é que haja empate no Rio de Janeiro, o que faria os dois pontuarem em uma rodada em que o Tricolor ficou zerado, mas evitaria a disparada de um deles.
Mais tarde, às 21h30min, o Cuiabá, que tem 20 pontos, visita o terceiro colocado Fortaleza. Se os mato-grossenses ganharem, abrirão sete pontos, com possibilidade de alargar para 10 no encerramento do primeiro turno. Aqui, o melhor para os gremistas é que o Fortaleza vença e mantenha o Cuiabá onde está.
Para quem torcer
Com o adiamento do jogo contra o Atlético-MG, o Tricolor ganhou duas semanas livres para treinar e só volta a campo no dia 12 de setembro, contra o Ceará, na Arena. Até lá, os gremistas devem ficar com a calculadora na mão. Se a equipe teve a chance de sair da zona de rebaixamento no final de semana e não aproveitou, agora é preciso torcer para o buraco não aumentar enquanto o time trabalha no CT Luiz Carvalho.
No próximo final de semana, será preciso secar também o Sport, que visita o Athletico-PR e precisará apenas de um empate para deixar os gaúchos momentaneamente para trás. Hoje, a pontuação dos dois é a mesma.
No sábado, a torcida vai para dois times: Santos, adversário do Cuiabá, e Fortaleza, que encara o Bahia. O fechamento da rodada será apenas na terça, quando o Fluminense visita a lanterna Chapecoense.
Tabela dos adversários
- 30/8: Fluminense x Bahia, pela 18ª rodada (cenário ideal: empate)
- 30/8: Fortaleza x Cuiabá, pela 18ª rodada (cenário ideal: vitória do Fortaleza)
- 4/9: Bahia x Fortaleza, pela 19ª rodada (cenário ideal: vitória do Fortaleza)
- 4/9: Cuiabá x Santos, pela 19ª rodada (cenário ideal: vitória do Santos)
- 4/9: Athletico-PR x Sport, pela 19ª rodada (cenário ideal: vitória do Athletico-PR)
- 7/9: Chapecoense x Fluminense, pela 19ª rodada (cenário ideal: vitória da Chapecoense)