![Jefferson Botega / Agência RBS Jefferson Botega / Agência RBS](https://www.rbsdirect.com.br/filestore/1/9/0/0/7/9_2e4791cda253433/970091_2cbe03652d0f0cf.jpg?w=700)
Principal contratação do Grêmio na temporada, Douglas Costa ainda não deslanchou desde o seu retorno ao clube. Sem balançar as redes, o atacante, que se recupera da segunda lesão que teve, já ultrapassou 100 dias no Tricolor. Além de não conseguir render dentro de campo o projetado anteriormente pelos torcedores, segundo levantamento de GZH, ele esteve indisponível por mais da metade do período.
O anúncio do reforço foi realizado em 21 de maio. Apesar da empolgação entre as partes, o atleta estava em plena recuperação de fissura no pé sofrida ainda enquanto atuava no Bayern de Munique-ALE. Seu primeiro trabalho com os novos companheiros foi em 25 de maio, no CT Luiz Carvalho, dentro do cronograma de condicionamento físico.
A cautela para a primeira aparição do jogador numa partida oficial foi notada. Apenas 27 dias após a sua chegada, Douglas Costa teve a liberação para estrear. Em Recife, diante do Sport, na derrota por 1 a 0, o camisa 10 entrou em campo pelo Tricolor. Desde então foram outros sete confrontos oscilando entre titularidade e entrando no decorrer dos embates.
Após a vitória, no Equador, por 1 a 0, pela Copa Sul-Americana, em 13 de julho, o atleta teve a liberação para a realização do seu casamento. Foram cinco dias afastados das atividades na capital gaúcha. O retorno aos trabalhos em Porto Alegre foi no dia 19, mas não teve condições para encarar os equatorianos no enfrentamento da volta, na Arena, na derrota por 2 a 1, que resultou na eliminação do torneio continental.
No duelo seguinte, pelo Brasileirão, contra o América-MG, em 24 de julho, ele sentiu, segundo boletim médico gremista, um "desconforto muscular". Essa lesão lhe tirou de duas semanas das escalações de Luiz Felipe Scolari. O retorno aconteceu somente em 9 de agosto, contra a Chapecoense, na Arena.
Desde então foram outras partidas, todas como titular, mas o primeiro gol ainda não foi alcançado. Quando estava tendo protagonismo, pela Copa do Brasil, diante do Flamengo, Douglas Costa sentiu uma lesão muscular na coxa esquerda. O problema clínico pode lhe tirar por até um mês dos jogos do Tricolor.
No total, o gremista já tem 101 dias na segunda passagem pelo clube do coração. Somando os dias que esteve em preparação, liberado ou em treinamentos visando os compromissos, o atacante esteve ausente em 53 dias, ou seja, mais da metade do período. A conta aumentará até a plena recuperação e nova utilização para tentar auxiliar o Grêmio a sair da zona de rebaixamento do Brasileirão.