Mais do que a disputa por um lugar nas semifinais da Copa do Brasil, o jogo da próxima quarta-feira (25), contra o Flamengo, será especial para o Grêmio pelo reencontro com o ídolo Renato Portaluppi. Após quatro anos e meio de parceria entre clube e técnico, os dois se enfrentarão, algo que ocorreu pela última vez em 2008. Será o sétimo confronto entre eles na história, o primeiro no formato mata-mata.
Os seis duelos até hoje foram pelo Campeonato Brasileiro. E o equilíbrio marca estes encontros. Foram duas vitórias para o Grêmio, dois empates e duas vitórias para os times comandadas por Renato. O treinador não ganha confrontos diretos desde 2006, com quatro jogos de invencibilidade para os gremistas.
Curiosamente, Renato só encarou o Grêmio defendendo equipes do Rio de Janeiro – Vasco (dois) e Fluminense (quatro). Quando passou pelo Bahia, em 2010, o Tricolor baiano estava na Série B. Um ano depois, fez curta passagem pelo Athletico-PR, mas saiu antes que pudesse rever o ex-clube. Abaixo, relembre detalhes das partidas, que ocorreram entre 2003 e 2008.
Grêmio 0x1 Fluminense (Brasileirão 2003, 6ª rodada)
O Grêmio terminaria o Brasileirão de 2003 escapando do rebaixamento apenas na última partida. Bem antes disto, na sexta rodada, cruzou com o Fluminense no Estádio Olímpico e quem levou a melhor foram os visitantes. Em contra-ataque rápido, o atacante Fábio Bala ficou cara a cara com Danrlei e não perdoou. No primeiro encontro entre Renato e o clube do coração, melhor para o técnico.
Grêmio 1x2 Vasco (Brasileirão 2006, 4ª rodada)
Demorou três anos para a torcida gremista rever Renato como adversário na casamata. Homenageado antes da partida em Porto Alegre, o treinador comemorou também com a bola rolando. O Grêmio chegou a abrir o placar aos três minutos, em cobrança de pênalti convertida pelo lateral-direito Patrício, mas os cariocas viraram com gols do atacante Éder e do zagueiro Everaldo, contra.
Vasco 1x1 Grêmio (Brasileirão 2006, 23ª rodada)
No segundo turno daquele Campeonato Brasileiro, o Grêmio foi a São Januário no dia em que Renato comemorava 44 anos – 9 de setembro. Desta vez, sem festa para o ídolo – embora, nas arquibancadas, os torcedores tenham cantado "Parabéns a você". Em campo, o Grêmio saiu na frente com um belo gol do volante Lucas Leiva, de fora da área. Ainda no primeiro tempo, o volante Andrade acertou cobrança de falta e deixou tudo igual.
Grêmio 2x0 Fluminense (Brasileirão 2007, 2ª rodada)
O Grêmio fazia boa campanha na Libertadores de 2007 e, por isso, poupou na estreia do Brasileirão e foi derrotado pelo Paraná. Na segunda rodada, porém, usou força máxima para encarar o Fluminense de Renato, no Olímpico. E o domínio foi todo gremista: 2 a 0, com gols do meia Carlos Eduardo e do centroavante Tuta. Foi a primeira vitória gremista sobre um time treinado pelo seu maior ídolo.
Fluminense 1x1 Grêmio (Brasileirão 2007, 21ª primeira rodada)
No segundo turno, no Maracanã, tudo igual no placar. O Flu abriu o marcador ainda na primeira etapa, em cobrança de falta do zagueiro Thiago Silva, que contou com a falha do goleiro Saja. Aos 42 minutos da etapa final, foi a vez de Fernando Henrique falhar para o Fluminense e o lateral Patrício deixar tudo igual.
Grêmio 2x1 Fluminense (Brasileirão 2008, 5ª rodada)
O Fluminense era um dos times mais fortes do país em 2008, destaque na Libertadores, mas não conseguia repetir o brilho nas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro. No Olímpico, o time de Renato foi presa fácil para a equipe de Celso Roth, que abriu 2 a 0 com gols do atacante colombiano Perea. No final, o artilheiro Dodô descontou de pênalti, mas não conseguiu evitar a segunda vitória gremista na história sobre Renato Portaluppi. Desde aquele 8 de junho, nunca mais houve confronto do Tricolor contra o treinador que até virou estátua no clube.