Assim como contra o Cuiabá no meio da última semana, o Grêmio não fez uma grande atuação diante do Bahia, no sábado (21), na Arena, mas voltou a obter o resultado positivo. Após um primeiro tempo no qual o Tricolor produziu pouco, Miguel Borja abriu o caminho para a vitória aos três minutos da etapa final, e Diego Souza completou o placar de 2 a 0 nos acréscimos do jogo valido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A vitória sobre os baianos foi a terceira do Grêmio nos últimos quatro jogos, o que pode dar confiança para o confronto com o Flamengo nesta quarta-feira, na Arena, pela ida das quartas de final da Copa do Brasil. Ainda que os resultados venham sendo bons, o técnico Luiz Felipe Scolari adotou cautela ao avaliar o desempenho da sua equipe.
— (Atuação) Foi de razoável para boa. Não podemos ficar imaginando que foi maravilhosa. Não foi assim, não, foi de razoável para boa. Conseguimos o nosso objetivo, e fico satisfeito com o empenho de todos para buscarmos esse resultado — declarou Felipão, que ressaltou a importância de engatar uma sequência positiva.
— Alegria maior é porque ganhamos duas seguidas pela primeira vez no campeonato. Conseguimos dar um passo grande para fugir da zona de rebaixamento. Seguimos no Z-4, mas em situação bem melhor. Não apenas para o técnico, mas os jogadores passam a ter mais confiança. Isso nos ajudará, porque teremos uma longa caminhada pela frente — projetou.
Felipão foi econômico nas palavras ao projetar o confronto com o Flamengo. O treinador ressaltou que Renato Portaluppi será bem recebido na Arena e disse que espera contar com retornos de dois a três jogadores que estavam no departamento médico. A expectativa é de que esses nomes sejam os zagueiros Geromel e Kannemann (que ficou no banco contra o Bahia) e do atacante Ferreira. Há ainda a possibilidade de Campaz ser liberado legalmente para fazer sua estreia.
— O Grêmio vai fazer o seu jogo. Estamos pensando agora na Copa do Brasil, não estamos pensando apenas no Flamengo do Renato. Esperamos receber o Renato de braços abertos, porque aqui é a casa dele também. Vamos enfrentar esse jogo baseados no que nós conhecemos no Flamengo e esperamos contar com mais dois ou três jogadores que estavam no departamento médico — afirmou.
Esse retorno de jogadores do departamento médico, somado aos novos reforços, passa confiança no vestiário gremista. O presidente Romildo Bolzan Júnior ressaltou que o objetivo principal ainda é sair da zona de rebaixamento, mas já se animou a projetar uma possibilidade de almejar uma vaga nas fases preliminares da Libertadores de 2022.
— O último clube que está na (zona de classificação à) Libertadores neste momento (noite de sábado) está a oito pontos de nós. Tendo que disputar ainda mais três partidas do turno e depois outras 19, tudo pode acontecer. No vestiário, falei que no Brasileirão costuma ter times com enormes problemas no primeiro turno que se recuperam no segundo, quase todo campeonato tem isso. Temos o Campaz para estrear, o Ferreira para voltar, a afirmação do Villasanti, retornos de outros machucados. O Grêmio tem um plantel encorpado, diversificado e cada vez melhor. Vimos isso hoje (sábado), o Borja saiu e entrou o Diego Souza, que fez um golaço. Esse contexto é importante e necessário de disputa — observou.
Sobre o confronto com o Flamengo, Romildo ressaltou que a prioridade é sair da situação ruim no Brasileirão, mas que o Grêmio entrará com força máxima.
— O Grêmio vai jogar com o que tem de melhor. O Flamengo é cantado e festejado, é um time consolidado, mas não é invencível. Tem exemplos aí disso. Vamos para o enfrentamento, para a disputa de dois jogos. Reconheço toda a grandeza e o momento do Flamengo. Nós temos jogadores muito capazes de fazer um enfrentamento muito forte, mas sabemos que será um jogo difícil. Nossa prioridade é fazer uma recuperação total no Brasileirão, e vamos jogar esse jogo para ganhar, para vencer. Vamos jogar no "sangue doce" no sentido de ir para o enfrentamento com a perspectiva de fazer um resultado — garantiu.
Diante do Flamengo, Felipão não poderá contar com Ruan, que precisará viajar à Itália no acordo da negociação com o Sassuolo. A expectativa é de que Geromel se recupere para formar a zaga com Walter Kannemann. Após cumprirem suspensão no Brasileirão, Vanderson e Thiago Santos voltarão a ficar à disposição. Campaz precisa ter o nome publicado no BID da CBF até terça para estrear na quarta-feira.