Com a ida do Grêmio ao mercado sul-americano em busca de promessas, a quantidade de estrangeiros na equipe tricolor chega perto do seu limite. No Brasileirão e na Copa do Brasil, apenas cinco jogadores de fora do Brasil podem assinar a súmula por partida. Atualmente, o time gaúcho tem quatro atletas que não são brasileiros: o zagueiro Kannemann, o meio-campista Pinares e os atacantes Churín e Borja (que acabou de ser contratado).
Com a chegada do paraguaio Villasanti, proveniente do Cerro Porteño, o Tricolor bateria nos cinco nomes de fora do país. No entanto, o Grêmio segue no mercado em busca de um jogador estrangeiro. A equipe tem negociado com o Tolima pelo colombiano Jaminton Campaz, e a contratação pode ser concretizada nos próximos dias.
Segundo fontes do clube, o time gaúcho não trabalha com a possibilidade de excesso de estrangeiros. A maior chance de saída é a do chileno César Pinares, que recentemente recebeu uma proposta do Altay, da Turquia. As negociações estavam avançadas, mas ainda não foram concluídas.
Uma segunda possibilidade, ainda que menor, é a saída do atacante argentino Diego Churín. Ele vem em fase final de recuperação de lesão e logo deve ficar à disposição de Felipão para as partidas do Brasileirão e da Copa do Brasil. A última vez que ele entrou em campo foi na Recopa Gaúcha, no dia 6 de junho, quando o Grêmio bateu o Santa Cruz por 3 a 0.