O volante Maicon anunciou, na noite de terça-feira (10), que deixará o Grêmio no fim do ano após sete temporadas no clube. Em uma publicação nas redes sociais, o jogador afirmou que vai se despedir "aos poucos" para "não ficar tudo para dezembro".
A direção do clube informou que ainda não debateu a possibilidade de renovação de contrato, que vai apenas até o fim deste ano, com o jogador. Maicon, porém, já iniciou o processo de despedida da equipe pela qual soma 246 jogos e nove títulos.
Nos últimos anos, no entanto, o volante tem sofrido com problemas físicos. Nesta temporada, ele tem apenas 14 jogos, sendo que em apenas um esteve em campo durante os 90 minutos. Assim, GZH pediu a três colunistas que respondessem à pergunta: Maicon ainda teria espaço no Grêmio em 2022?
Confira as respostas:
"O Maicon é desses caras diferenciados, que estão quase em extinção no futebol brasileiro atual. Como jogador, como o cara que trata a bola, teria lugar não só no Grêmio como em qualquer time brasileiro. O problema do Maicon é físico. E como o futebol passou a ser muito mais físico do que técnico, infelizmente, o Maicon está chegando ao seu final para a tristeza de quem admira grandes jogadores".
"Não. Maicon já deu uma grande contribuição na história do Grêmio. Estará marcado para sempre na memória do torcedor. Jogador de técnica rara e grande liderança, ele chegou a mudar um padrão histórico de jeito de jogar do Tricolor, sempre marcado pela força em detrimento à técnica. Mas as questões físicas tiraram a intensidade necessária nos dias de hoje. Maicon não suporta uma sequência de partidas como titular. Até o final da temporada, o camisa 8 ainda pode ser muito útil, usado como foi na partida contra a Chapecoense. Entrando alguns minutos para cadenciar o jogo, segurar a bola e qualificar o passe. O Grêmio precisa de renovação, refazer o time".
"Maicon poderia render mais uma temporada no Grêmio, mas para isso seria necessário um planejamento que visasse o seu recondicionamento físico a pleno. Um projeto minuciosamente elaborado pelo departamento físico do clube, que estabelecesse um número ideal de partidas para que o jogador pudesse atuar. O insano calendário brasileiro não permite que Maicon esteja em campo em todos os jogos, mas um planejamento pensado de maneira séria e bem constituído pode possibilitar ao atleta uma temporada em alto nível. Maicon é dos raros jogadores brasileiros dotados de uma técnica exuberante, que dita o ritmo da equipe. Expoente da retomada de títulos do Grêmio, Maicon já está na história do clube e poderia escrever mais alguns nobres capítulos em 2022".