Um dos principais ídolos da história recente do Grêmio, o volante Maicon anunciou na noite de terça-feira (10) que se despediria do clube no fim do ano. Em uma publicação nas redes sociais, o jogador afirmou que vai se pedir "aos poucos" para "não ficar tudo para dezembro".
Com contrato até o final da temporada com o Tricolor, Maicon decidiu que era hora de sair. A intenção de deixar o clube, porém, ainda não foi comunicada oficialmente à cúpula gremista.
— Não cabe a nós comentar questões ou decisões pessoais de atletas. O fato é que se trata de um dos maiores volantes da história do Grêmio. Se essa for mesmo a decisão final do atleta, tenho certeza de que todos os gremistas vão ficar com muita saudade da qualidade do futebol que ele praticou nestes anos de Grêmio — disse Marcos Herrmann, vice-presidente de futebol do clube.
O dirigente confirmou que até o fim do ano o Grêmio conta com Maicon. Da mesma forma que o jogador não sentou para conversar com o departamento de futebol, também não foi procurado para discutir a possibilidade de renovação de contrato.
Aos 35 anos, o atleta soma 246 jogos, 15 gols e 19 assistências pela equipe gaúcha. Além disso, conquistou nove títulos pelo clube: Libertadores (2017), Copa do Brasil (2016), Recopa Sul-Americana (2018), além de quatro vezes o Gauchão (2018, 2019, 2020 e 2021) e duas vezes a Recopa Gaúcha (2019 e 2021).