Grêmio e Juventude já se enfrentaram neste ano pelo Gauchão, com o clube da Serra vencendo de virada, por 2 a 1. Também duelaram duas temporadas seguidas pela Copa do Brasil, com o Tricolor levando a melhor em ambos os confrontos. Porém, o duelo agendado para esta quarta-feira (30) promoverá um reencontro que não acontece há 14 anos, válido pela Série A do Brasileirão.
No dia 30 de setembro de 2007, no mesmo Estádio Alfredo Jaconi, o Grêmio comandado por Mano Menezes superou o Juventude de Beto Almeida por 2 a 1. O segundo gol gremista, aliás, foi anotado por Diego Souza que, na época, atuava como meia. Jonas e Bruno, para os donos da casa, completaram o marcador.
No Ju, figuravam atletas como o goleiro Michel Alves, o volante uruguaio Vanzini, o Marcelo Costa e o centroavante Tadeu. No Tricolor, destacavam-se o goleiro Saja, o zagueiro William, o capitão Sandro Goiano e o meia Tcheco.
Futebol
O São Paulo de Muricy Ramalho era a grande força nacional. Depois de conquistar o Brasileirão no ano anterior, o clube paulista conquistaria o bicampeonato em 2007. Aliás, um atleta formado no Morumbi também seria escolhido o melhor jogador do mundo ao final daquela temporada: Kaká, que na época jogava no Milan.
Já a Seleção Brasileira, comandada por Dunga, iniciava o ciclo rumo à Copa do Mundo da África do Sul com o pé direito, conquistando a Copa América.
Política
O ano de 2007 também marcava a posse de inúmeros políticos brasileiros que haviam sido eleitos meses antes. No Rio Grande do Sul, por exemplo, Yeda Crusius (PSDB) se tornava a primeira mulher a governar o Estado. A nível nacional, Lula (PT) tomou posse para seu segundo mandato como presidente do país.
Jair Bolsonaro, que hoje ocupa o Palácio do Planalto, era somente um deputado federal, recém-filiado ao PP, que acabara de ser eleito pela quinta vez consecutiva.
Nos Estados Unidos, então presididos pelo republicano George W. Bush, o senador democrata Barack Obama anunciava sua pré-candidatura à Casa Branca. Enquanto isso, Donald Trump era conhecido por apresentar o reality show "The Apprentice", no canal NBC.
Tragédia
Em julho, um trágico acidente deixou o país em luto. Um voo da TAM, com origem de Porto Alegre, não conseguiu pousar na pista do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, provocando a morte de 199 pessoas.
Arte
A pop music dominava as paradas da Billboard, com destaque para Beyoncé e Rihanna, que havia lançado o sucesso "Umbrella".
No cinema, as franquias lideravam as maiores bilheterias. Superaram os 900 bilhões de dólares, o terceiro filme da série "Piratas do Caribe" e o quinto de "Harry Potter".
Tecnologia
Até 2007, os telefones celulares eram utilizados para ligações, troca de SMS e, claro, o "jogo da cobra". Esta relação foi completamente modificada a partir do lançamento do iPhone, criado por Steve Jobs.
Além disso, neste ano, o Google também apresentava o Google Street View, que permitia às pessoas navegar por mapas, com imagens em 360 graus das localidades ao redor do mundo.