Tradicionalmente disputada na fase de grupos do Gauchão, a Recopa Gaúcha 2021 está marcada para o dia 6 de junho. Grêmio, vencedor do Campeonato Gaúcho de 2020, e o Santa Cruz, campeão da Copa FGF, decidem em jogo único na Arena quem leva o título. O duelo foi anunciado nesta terça-feira (25) pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF).
A partida deve ocorrer entre a estreia do Grêmio na Copa do Brasil, dia 2, contra o Brasiliense, e a terceira rodada do Brasileirão, no dia 13, quando o Tricolor encara o Athletico-PR. Para o dia 6, estava previsto o confronto entre Flamengo e Grêmio pelo campeonato nacional, mas o duelo foi adiado pela CBF.
Em 2020, a Recopa foi vencida pelo Pelotas, campeão da Copa FGF de 2019, nos pênaltis, justamente sobre o Grêmio. Ferreira, atual destaque do ataque gremista, foi o autor do gol que levou a disputa para a marca de cal em janeiro de 2020. A edição de 2019 da Recopa foi vencida pelo Grêmio.
Este ano, o Santa Cruz surge como desafiante depois do retorno do clube à competições nacionais depois de mais de 30 anos. O título da Taça Ibsen Pinheiro - nome da "Copinha” em 2020 - levou a equipe do centro do estado a participar da Copa do Brasil 2021, ainda que com eliminação na primeira fase.
Os times não se enfrentam desde o Gauchão de 2013. Será a segunda vez do Santa Cruz na Arena. Naquele ano e no anterior, os dois duelos foram vencidos pelo Tricolor de goleada. Em 2013, 5 a 0, e em 2012, 4 a 1 - oportunidade em que o atual presidente Tiago Rech ainda era "apenas" um torcedor e foi flagrado em foto histórica na arquibancada no Estádio Olímpico.