Um dos mais tradicionais clubes do interior do Rio Grande do Sul vai voltar a disputar uma competição nacional depois de 32 anos. O Futebol Clube Santa Cruz conquistou nesta terça-feira (22), a Copa Ibsen Pinheiro, derrotando o São José, nos pênaltis, depois de perder por 3 a 1 no tempo normal. O time da capital conseguiu devolver no tempo normal, o placar sofrido em Santa Cruz do Sul no último sábado (19). Mas nas penalidades, errou duas cobranças e deixou escapar a taça em casa, no Estádio Francisco Novelletto.
Precisando reverter uma desvantagem considerável, o São José partiu pra cima logo no início do confronto. E com 10 minutos já colocou uma bola na trave e aos 13 abriu o placar com Kelvin. O Santa Cruz sentiu a pressão e pouco tempo depois levou o segundo, marcado por Wagner. Com este resultado, a disputa estava indo para os pênaltis, mas no começo da etapa final, Kelvin marcou mais uma vez: São José 3 a 0. O título então estava "nos pés" dos donos da casa. Mas foi aí que os visitantes acordaram e Juliano Fogaça diminuiu o placar. Com o mesmo placar do jogo de ida, o confronto ficou tenso e o árbitro Jean Pierre Lima precisou controlar os ânimos mais exaltados, terminando em 3 a 1 para o São José.
Galo eficiente nos pênaltis
Quis o destino que o grande nome do São José, o goleiro Fábio, exímio cobrador de pênaltis e que muitos gols já fez assim pelo time da Zona Norte da capital, errasse a primeira cobrança. Na sequência, Vítor Júnior, atacante do São José também errou. O Santa Cruz ainda perdeu um pênalti mas com gols de Jean Roberto, Thomaz, Vinícius e Jajá, garantiu o título inédito por 4 a 3.
Além da taça, o Santa Cruz garantiu vaga na disputa da Recopa Gaúcha contra o Grêmio em 2021 e, o mais importante, vai jogar a Copa do Brasil. Só por participar da primeira fase, o clube do Vale do Rio Pardo vai ganhar mais de R$ 500 mil da CBF. O valor será fundamental para que o clube venha ainda mais forte na próxima temporada, onde tentará deixar a Terceira Divisão do Gauchão. A última vez que o Santa Cruz jogou uma competição nacional foi a Série B de 1989.
Veja todos os campeões da Copinha:
- 2004 – Esportivo
- 2005 – Novo Hamburgo
- 2006 – Grêmio
- 2007 – Caxias
- 2008 – Pelotas
- 2009 – Inter
- 2010 – Inter
- 2011 – Juventude
- 2012 – Juventude
- 2013 – Novo Hamburgo
- 2014 – Lajeadense
- 2015 – Lajeadense
- 2017 – São José
- 2018 – Avenida
- 2019 – Pelotas
- 2020 – Santa Cruz