Vai ter futebol no Rio Grande do Sul até o final do ano. A previsão de que o Estado veria apenas competições nacionais e internacionais não se confirmou com a confirmação da realização da Copa FGF, que este ano homenageará Ibsen Pinheiro, histórico dirigente colorado, morto no início do ano. Ao todo, 11 times aceitaram as condições desportivas e sanitárias, e estão aptos a brigar por uma vaga na Copa do Brasil 2020, que será dada ao campeão.
Será um torneio enxuto, disputado em pouco mais de 40 dias, iniciando-se em 8 de novembro e encerrando entre 13 e 20 de dezembro. Na primeira fase, as equipes foram divididas em duas chaves. No Grupo A: Nova Prata, Inter-SM, Santo Ângelo, Passo Fundo e Marau. O Grupo B: São José, União Harmonia, Riopardense, Novo Horizonte, Santa Cruz e Bagé. Serão jogos em turno único, classificando duas equipes de cada grupo para as semifinais. Quem avançar vai para a decisão.
Os clubes precisarão realizar testes para covid antes do início da competição e depois a cada duas rodadas. Não há previsão de partidas abertas ao público.