Além da Copa do Brasil, o Grêmio tem outra oportunidade para conquistar em breve mais um título. Como atual campeão gaúcho, o Tricolor tem o direito de disputar a Recopa Gaúcha 2021, contra o Santa Cruz, que venceu a Copa FGF. O confronto será em jogo único, mas ainda não tem data marcada.
A dificuldade envolve o calendário apertado. Em função da pandemia, a maioria das datas está comprometida com o Gauchão e com a Copa Libertadores. Se o Tricolor conquistar a vaga direta na fase de grupos da competição continental, é possível que uma das datas previstas para a Pré-Libertadores seja utilizada. A única definição até agora, contudo, é que a competição será realizada em jogo único.
Em vigor desde 2014, a Recopa Gaúcha é disputada pelo campeão gaúcho e pelo campeão da Copa FGF do ano anterior. Ao longo das sete edições já realizadas, a competição já teve jogos de ida e volta e também jogos únicos.
O Grêmio venceu a competição em 2019, quando goleou o Avenida por 6 a 0. Na ocasião, a partida também foi válida pela primeira fase do Gauchão. Contudo, em 2021, isso não será possível, pois o Santa Cruz não está na Série A do Estadual.