O título da Copa do Brasil não será a única coisa em jogo para o Grêmio nas finais contra o Palmeiras. Se não vencer a competição, o Tricolor provavelmente terá que disputar os dois mata-matas da Pré-Libertadores entre março e abril. O cenário preocupa não apenas pelo calendário apertado, mas também pela indefinição sobre a permanência de Renato Portaluppi.
Isso porque, em virtude da pandemia, a temporada 2021 começa imediatamente após o encerramento da atual. Logo, se precisar disputar a fase preliminar da Libertadores, o Grêmio terá o primeiro jogo de mata-mata já no dia 10 de março, na Arena, apenas três dias depois do jogo da volta contra o Palmeiras, em São Paulo.
Em qualquer cenário, esta sequência de jogos importantes já seria considerada apertada. Contudo, o prejuízo na preparação pode ser ainda maior, caso Renato não renove o seu contrato para a próxima temporada.
Se o treinador deixar o cargo logo após a final contra o Palmeiras, o seu sucessor assumiria o cargo em meio a dois mata-matas de “vida ou morte”, sem tempo para conhecer o grupo e muito menos para realizar uma pré-temporada.
Por isso, é fundamental para o planejamento do clube conquistar a Copa do Brasil e, com isso, confirmar a vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores. Se isso ocorrer, o Grêmio terá mais de 40 dias para preparar a equipe e decidir com mais tranquilidade o futuro de Renato. Afinal, conforme tabela já anunciada pela Conmebol, a estreia na fase de grupos será na semana de 20 de abril.
Em qualquer hipótese, o Grêmio deve disputar o Gauchão com o grupo de transição. Se tiver que disputar a Pré-Libertadores, alguns jogos do Estadual devem ser quase simultâneos aos da competição continental, devido à falta de datas.
Para confirmar a vaga direta na fase de grupos da Libertadores através do Brasileirão, sem depender da Copa do Brasil, o Tricolor teria que contar com uma combinação difícil, vencendo os dois jogos restantes, contra Athletico-PR e Bragantino, e ainda torcendo para o Fluminense somar no máximo um ponto nas duas rodadas.
Veja a previsão de calendário do Grêmio no início da temporada 2021*:
25/02: Bragantino X Grêmio (Brasileirão) – Último jogo da temporada 2020.
28/02: Grêmio X Palmeiras (Jogo de ida da final da Copa do Brasil)
07/03: Palmeiras X Grêmio (Jogo de volta da final da Copa do Brasil)
10/03: Jogo de ida do primeiro confronto da Pré-Libertadores (contra Ayacucho-PER ou Deportivo Lara-VEN) - OBS: se o Grêmio não conquistar a vaga direta
17/03: Jogo de volta do primeiro confronto da Pré-Libertadores (contra Ayacucho ou Deportivo Lara) - OBS: se o Grêmio não conquistar a vaga direta
07/04: Jogo de ida do segundo confronto da Pré-Libertadores (contra Union Española-CHI, Independiente del Valle-EQU, San Lorenzo-ARG ou Universidad de Chile-CHI) - OBS: se o Grêmio não conquistar a vaga direta
14/04: Jogo de volta do segundo confronto Pré-Libertadores (Union Española, Independiente del Valle, San Lorenzo ou Universidad de Chile) - OBS: se o Grêmio não conquistar a vaga direta
20/04: Estreia na fase de grupos da Copa Libertadores
* Não estão incluídos os jogos do Gauchão, cujas datas ainda não foram anunciadas pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF)