Renato Portaluppi não é mais técnico do Grêmio. O fim do ciclo do ídolo tricolor foi definido nesta quinta-feira (15), em reunião entre os membros do Conselho de Administração do clube, realizada horas após a derrota de 2 a 1 para o Independiente del Valle, que culminou na eliminação da Libertadores antes mesmo da fase de grupos.
Treinador recordista em jogos no comando do time gremista, Renato estava na Arena desde setembro de 2016, sendo o profissional que há mais tempo ocupava o cargo no futebol brasileiro. No início de março, inclusive, a diretoria havia acertado a sua renovação do contrato até dezembro de 2021.
Além de Renato, os auxiliares Alexandre Mendes — que comandou o time nas últimas partidas enquanto o treinador esteve afastado por conta da covid-19 — e Victor Hugo Signorelli, também deixarão o clube. Até que um novo comandante seja anunciado, o time gremista será comandado pelo treinador da equipe de transição, Thiago Gomes.
O próximo compromisso será nesta sexta-feira (16), quando o Tricolor visita o Caxias em rodada atrasada do Gauchão. A estreia na Sul-Americana se dará na outra quinta-feira (21), contra o La Equidad-COL, na Arena.
Confira a nota oficial divulgada pelo Grêmio:
O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense comunica o desligamento de Renato Portaluppi, em comum acordo com a direção, do comando técnico do Clube. O Grêmio agradece o profissional pela sua dedicação, sua passagem vitoriosa com conquistas importantes, lealdade à instituição e por ter sido o técnico mais longevo no comando da casamata gremista.
Ao lado do Grêmio, o ídolo Renato Portaluppi alcançou um patamar raro entre técnicos brasileiros. O herói do Mundial de 1983 tornou-se o primeiro brasileiro a ser campeão da Libertadores como jogador e treinador, devolveu o Clube ao caminho das glórias e reconquistou a hegemonia estadual. Também deixam a Comissão Técnica, os auxiliares Alexandre Mendes e Victor Hugo Signorelli.
Depois de quatro anos e sete meses, Renato deixa o Grêmio com os títulos da Copa do Brasil em 2016, Libertadores da América em 2017, Recopa Sul-Americana em 2018 e os títulos do Campeonato Gaúcho em 2018, 19 e 20 e da Recopa Gaúcha em 2019. O Grêmio deseja êxito na continuidade da carreira de Renato Portaluppi e mantém suas portas sempre abertas ao profissional. O treinador da transição, Thiago Gomes, assume provisoriamente o comando da equipe.
Títulos de Renato no Grêmio
- Copa do Brasil 2016
- Libertadores 2017
- Recopa Sul-Americana 2018
- Gauchão (2018, 2019 e 2020)
Números gerais de Renato no Grêmio
- 308 jogos
- 161 vitórias
- 82 empates
- 65 derrotas
Renato no comando tricolor em Gre-Nais
- 20 clássicos
- 9 vitórias
- 8 empates
- 3 derrotas