A eliminação na fase preliminar da Libertadores poderá causar mudanças profundas no Grêmio. Até mesmo a permanência do técnico Renato Portaluppi não está garantida. Da noite desta quarta-feira (14), após a nova derrota para o Independiente del Valle, Cláudio Oderich, membro do Conselho de Administração, admitiu a GZH que a continuidade do treinador será avaliada nesta quinta-feira (15).
— O Renato é um ídolo eterno do Grêmio, isso ninguém discute. Como jogador e treinador é, se não for o maior, um dos maiores ídolos da história do clube. O que devemos avaliar são os ciclos, dele e dos jogadores. Vamos discutir o que ele pode ou não tirar do grupo e o que é ou não melhor para o clube — afirmou Oderich.
Renato teve o contrato renovado até o fim de 2021 no começo do mês passado, dois dias antes da partida de volta da final da Copa do Brasil. De acordo com Oderich, a prorrogação do vínculo foi acertada porque era a melhor situação para aquele momento do clube.
—Na véspera da final da Copa do Brasil foi avaliado que não tinha ninguém melhor para seguir, com título ou em caso de perda com a fase preliminar da Libertadores logo à frente. Agora iremos fazer uma nova avaliação, amanhã (nesta quinta-feira), de cabeça fria, não hoje (quarta-feira) com o calor da eliminação — ponderou.
Fora da Libertadores, o Tricolor vai disputar a Copa Sul-Americana, onde fará parte do Grupo H, que tem ainda Lanús, La Equidad-COL e Aragua-VEN. A estreia vai ser diante dos colombianos já na próxima quinta, na Arena.