O Grêmio não conseguiu reverter o resultado sofrido no Paraguai, perdeu mais uma vez para o Independiente del Valle e foi eliminado da Libertadores em sua fase preliminar. Assim, terá de disputar a Sul-Americana a partir da próxima quinta-feira (22), quando enfrenta o La Equidad-COL na Arena, pela primeira rodada do grupo H.
Ainda sobre o jogo desta quarta, o auxiliar técnico Alexandre Mendes avaliou a partida, reconhecendo que a equipe fez um bom primeiro tempo, mas acabou sucumbindo mentalmente após sofrer um gol no final do primeiro tempo, em falta cometida por Cortez.
— Se observar bem, tivemos um primeiro tempo muito bom, com uma estratégia que surpreendeu o time deles. Criamos pelo menos três ou quatro situações de gols, se tivéssemos feito as chances, a conversa ia ser outra. Hoje (quarta-feira), os jogadores estão combalidos, sentindo a perda da classificação, mas a partir de quinta precisamos conversar para virar essa página — disse o profissional, que ficou na casamata do Grêmio, que ainda não conta com Renato Portaluppi.
O Tricolor teve de enfrentar a fase preliminar da Libertadores em virtude de ter ficado em sexto lugar na tabela do Brasileirão, em 2020, ficando atrás do Fluminense, por exemplo. Apesar disso, o auxiliar discordou que a campanha do ano passado tenha colaborado para a eliminação da noite desta quarta:
— Acho que preservamos no ano passado pela necessidade do calendário. Outras equipes fizeram o mesmo. Não credito a nossa atual situação ao que fizemos em 2020, botando a equipe alternativa.
Braço-direito de Renato Portaluppi, Alexandre Mendes não descartou que a comissão técnica faça mudanças na equipe para o restante da temporada.
— Mudanças sempre vão acontecer, de acordo até mesmo com o adversário. Hoje (quarta), tivemos mudanças na forma de jogar. Ninguém tem lugar cativo em qualquer time do mundo. As mudanças vão existir de forma natural, seja ela tática ou técnica — finalizou.
Antes da estreia na Sul-Americana, o Grêmio terá dois compromissos pelo Gauchão, contra Caxias, na sexta-feira (16), e Novo Hamburgo, no domingo (18).