O Grêmio começa 2021 com três titulares e um reserva imediato no departamento médico: Victor Ferraz, Pedro Geromel, Maicon e David Braz. O quarteto sofreu problemas musculares nos últimos jogos de 2020 e será desfalque nas primeiras partidas da retomada do futebol, após a paralisação para as festas de Réveillon.
Após sofrer com dores musculares na coxa direita na partida de ida contra o São Paulo, pelas semifinais da Copa do Brasil, Geromel teve constatada uma lesão — a previsão era de uma ausência de duas a três semanas. Como o jogo ocorreu em 23 de dezembro, o prazo ainda está em andamento, e o capitão só deve ser liberado para atuar no confronto com o Palmeiras, no dia 15, em São Paulo, pelo Brasileirão.
Também em recuperação, o volante Maicon segue fora das atividades neste começo de ano. Com uma lesão na panturrilha, sofrida antes do primeiro jogo das quartas de final da Libertadores, contra o Santos, o camisa 8 não tem data de retorno pré-estabelecida.
Situação distinta vive o lateral-direito Victor Ferraz, que sentiu dores musculares e não conseguiu terminar as duas partidas semifinais da Copa do Brasil contra o São Paulo. Apesar de seguir como dúvida, ele é o único que tem pequenas possibilidades de ser relacionado para o jogo contra o Bahia, nesta quarta-feira (6), na Arena. Porém, a tendência é de preservação para que não ocorra uma lesão. O outro jogador da posição é o jovem Vanderson, já que o colombiano Orejuela segue lesionado e, no momento, não tem condições legais de jogo por não ter ocorrido um acerto entre as direções de Grêmio e Cruzeiro para sua permanência em Porto Alegre.
Um outro defensor que seguirá em recuperação nos próximos dias é David Braz. O zagueiro, que é reserva imediato de Geromel e Kannemann, teve um desconforto muscular e não entra em campo desde a derrota para o Santos, pela Libertadores.
Orientado pelo técnico Renato Portaluppi, o departamento médico gremista não divulga a gravidade das lesões de nenhum dos jogadores do elenco. Com os jogos finais da Copa do Brasil, contra o Palmeiras, programados para 3 e 10 de fevereiro, o Grêmio irá adotar toda cautela com quem sentir algum desgaste. Afinal, a fadiga muscular nesta altura da temporada é bastante comum e aumenta o risco de uma contusão mais séria. Por isso, Geromel, Maicon, Ferraz e Braz serão liberados gradualmente nos próximos dias.
O grupo de jogadores gremista irá se reapresentar na tarde desta terça, e todos serão reavaliados pelo departamento médico.