Sem Orejuela, lesionado, Leonardo Gomes, na transição entre fisioterapia e treinamentos no campo, e Victor Ferraz, que ainda sente dores musculares, o garoto Vanderson pode ganhar mais uma oportunidade no time titular do Grêmio, na próxima quarta-feira (6), contra o Bahia, pela 28ª rodada do Brasileirão, na Arena. Ele fez sua estreia na equipe de Renato Portaluppi contra o Atlético-GO, quando jogou por 69 minutos, mas acabou sendo substituído em virtude de câimbras.
Com 19 anos completos em junho do ano passado e natural de Rondonópolis, no Mato Grosso, Vanderson chegou ao Tricolor na metade de 2018 para a categoria sub-17. Ele atuava pelo Rio Branco, de Americana, em São Paulo, e foi captado na disputa do Campeonato Paulista da categoria.
Ao final daquele ano, já no Grêmio, foi campeão da Copa Santiago sub-17. Ele seguiu sua trajetória no clube até a campanha do vice-campeonato da Copa São Paulo deste ano, quando a equipe gaúcha perdeu para o Inter na decisão.
Promovido ao time de transição, treinado por Thiago Gomes, o lateral-direito foi titular absoluto da equipe que chegou a segunda fase do Brasileirão de Aspirantes, tendo disputado 10 partidas, todas começando os jogos, até ser chamado para integrar o grupo principal. O jogador tem no currículo, inclusive, convocação para a seleção brasileira sub-20.
Na primeira partida sob o comando de Renato Portaluppi, o jogador se destacou pelo cruzamento que originou o primeiro gol tricolor na vitória por 2 a 1 contra o Atlético-GO e o lado ofensivo dele é seu ponto mais forte, conforme entendimento da direção tricolor.
— O Vanderson é um lateral ofensivo de alto nível técnico, inteligência e entendimento do jogo ofensivo muito bom. Ele tem muita facilidade de chegar no terço final do campo e participar de jogadas, com ótimo cruzamento. Tem a capacidade de realizar jogo de construção pela zona central do campo também. Ainda precisa evoluir as questões defensivas e as jogadas de bola aérea — explica Kevin Kriger, diretor da equipe de transição do Tricolor.
Casualmente, indo ao encontro do que foi dito pelo dirigente gremista, o gol sofrido pelo Grêmio na partida contra o Atlético-GO foi de cabeça e justamente em cima do lateral-direito que fazia sua estreia no jogo. Recentemente, renovou o seu contrato com o Tricolor até o fim de 2024. Ele recebeu uma valorização salarial e seu novo vínculo com o clube tem multa rescisória de 50 milhões de euros (R$ 323,5 milhões).