O Grêmio busca seu sexto título da Copa do Brasil sustentado não só na confiança pela vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-GO na Arena, nesse domingo (27), mas apelando para a tradição. É a 15ª semifinal do time na história da competição que já foi conquistada cinco vezes em oito finais disputadas. Renato pretende confirmar a classificação para mais uma final no comando do tricolor gaúcho, na quarta, sobre o São Paulo, no Morumbi.
— É um clássico do futebol brasileiro. São duas grandes equipes que estão bem tanto no Brasileirão quanto na Copa do Brasil. É uma decisão de 180 minutos que ainda tem 90 — analisou o técnico gremista, na coletiva após a vitória do domingo, projetando:
— Tudo pode acontecer. Somente uma equipe vai para a final e lógico que trabalhamos aqui para que seja o Grêmio.
O time de Portaluppi saiu na frente vencendo por 1 a 0 na Arena, mas entende que a vantagem é pequena para o jogo da volta. Em São Paulo, o time de Fernando Diniz conta com Brenner, atacante artilheiro da equipe no ano, para reverter o resultado. Renato diz que assistiu ao jogo do adversário com vitória por 2 a 1 sobre o Fluminense, no sábado. Os dois gols da vitória foram de Brenner, com quem o técnico traçou uma comparação com Diego Souza.
— É um garoto que o Diniz vem trabalhando bem e se destaca muito. Tem um futuro brilhante pela frente — elogia, enaltecendo também Diego Souza, 35 anos:
— O Diego já é mais experiente, e ambos tem 22 gols na temporada. Brenner é importante para o São Paulo da mesma forma que o Diego Souza é importante para a gente.
O duelo dos tricolores de futebol propositivo passa pelos centroavantes e por um confronto de ideias parecidas. Fernando Diniz e Renato Portaluppi armam equipes ofensivas com jogadores velozes que procuram o gol a todo momento. Um deles é Alisson, que deixou a equipe por lesão justamente contra o São Paulo, no Brasileirão, em 17 de outubro. Seu retorno foi celebrado pelo técnico.
— Ele não deveria ter jogado os 90 minutos por estar voltando, mas pelos problemas que tivemos na partida ele pediu para ficar. Tivemos imprevistos, mas ele voltou bem. É um jogador importante na equipe — argumentou.